O período da pandemia do coronavírus também vem sendo marcado pela propagação de inúmeras informações falsas ou distorcidas, as chamadas Fake News. A disseminação deste tipo de conteúdo, seja em texto, áudio ou vídeo, vem sendo constatada principalmente em redes sociais digitais e aplicativos.
Para evitar este tipo de situação, os órgãos públicos têm utilizado estratégias para dar mais transparência quanto aos dados e informações relacionadas ao contágio do Covid-19 e conscientizar a população sobre os prejuízos causados pelas notícias falsas. Entre os casos recentes está a divulgação que os cachorros poderiam transmitir o vírus para humanos, fato que gerou até um aumento no índice de abandono de animais na cidade da Lapa, por exemplo.
O coordenador geral de jornalismo da prefeitura da Lapa, Tony Antunes, detalha as ações executadas pela municipalidade visando o combate às Fake News. “Adotamos como plano a divulgação diária de boletins contendo as informações sobre o município. O conteúdo é divulgado sempre ao meio-dia e às 18 horas nas páginas da prefeitura na internet e na imprensa”, detalha Antunes, reforçando o trabalho de averiguação de informações falsas. “Áudios que têm circulado com mensagens falsas já estão sendo analisados para serem tomadas as medidas cabíveis”, explica.
Em Mandirituba, segundo a diretora de Comunicação da prefeitura, Stephany Bravos, a equipe do setor e da área administrativa já esperava que toda a situação resultasse na distribuição de Fake News. “Na primeira semana houve circulação de um áudio em que dizia que havia duas pessoas internadas no hospital com o coronavírus. Prezando sempre pela veracidade das informações e pela transparência, buscamos, juntamente com toda a equipe técnica de enfrentamento ao Covid-19, produzir um boletim diário informando à população sobre a situação no município. Além de uma arte, contamos com a divulgação de um vídeo gravado pela médica Marina de Almeida falando sobre os dados atualizados no dia e orientando os moradores quanto às medidas de prevenção”, detalha.
Ainda conforme Stephany, o trabalho no município também é voltado ao monitoramento dos conteúdos. “O Departamento de Comunicação monitora frequentemente as mensagens que chegam através dos canais de comunicação da prefeitura e encaminham as dúvidas à Secretaria de Saúde, no intuito de dar um retorno adequado evitando deste modo, informações distorcidas ou erradas”, conclui.