segunda-feira, 4
 de 
julho
 de 
2022

Diversificação da produção agrícola segue na pauta em Tijucas do Sul

Criação de feira para venda de produtos no município e ovinocultura em pauta/Foto: Assessoria de Imprensa / Prefeitura de Tijucas do SulCom o intuito de diversificar a produção e proporcionar aos agricultores um incremento em suas rendas, a Emater de Tijucas do Sul vem trabalhando em várias frentes em busca de implantar novas culturas. Para isso, o órgão vem desenvolvendo várias reuniões e apresentando novas sugestões.
No último dia 7, a produção de olericultura esteve em pauta, visando a comercialização de produtos convencionais e orgânicos com a prefeitura de Curitiba, além de outros compradores com potenciais através do consórcio de cooperativas. A reunião, que teve a participação de 15 produtores, contou com a presença do coordenador regional da Emater, João de Ribeiro Reis Junior, e dos presidentes da Copasol de São José dos Pinhais, Amélio Valaski, e da Coopertijucas, Eliobas de Jesus Leandro.
Já no último dia 8, 21 criadores de peixes estiveram reunidos na propriedade do piscicultor Nilton Fernandes, na comunidade do Saltinho. O encontro teve como objetivo a formação de um grupo de produtores para organizar a atividade no município, capacitação dos mesmos, obtendo assistência técnica e comercialização da produção. Nesta reunião, esteve presente o técnico da Emater e engenheiro de pesca, Luiz de Souza Viana.
Outras duas reuniões aconteceram no último dia 9. Representantes de diversos segmentos rurais estiveram presentes com o objetivo de implantar uma feira do produtor rural na praça central do município, proporcionando assim a venda de produtos locais na cidade. Este encontro teve a presença do técnico da Emater e biólogo, Paulo Luciano da Silva. Na outra reunião, o assunto trabalhado foi a implantação da ovinocultura no município. Neste encontro, cerca de 30 criadores de ovelha estiveram presentes, sendo que a intenção é organizar este segmento para a produção e comercialização. Estiveram participando desta reunião o gerente regional da Emater, Sérgio Guarienti, e o especialista e coordenador estadual do programa de ovinocaprinocultura, Cezar Amim Paqualin.
De acordo com o técnico da Emater e organizador das reuniões, Nivaldo Gomes, a intenção é fortalecer a classe agrícola do município. “Nos últimos anos temos apostado em novas culturas e obtido um retorno satisfatório, como no caso do cogumelo, que iniciou a atividade com 16 famílias e atualmente conta com 70”, destacou Nivaldo, salientando que todo processo visa acontecer de forma organizada e com apoio de profissionais do ramo. “Estas reuniões apresentam as características de cada atividade. Buscamos nos organizar para que todos sejam beneficiados e a agricultura do município cresça”, concluiu.
O prefeito Altair Gringo participou das reuniões e salientou que o poder público tem buscado auxiliar neste sentido. “A agricultura é um dos carros chefe da economia no município e tem que receber apoio para que se desenvolva”, comentou Gringo.

Share on facebook
Facebook
Share on twitter
Twitter
Share on linkedin
LinkedIn
Share on telegram
Telegram
Share on whatsapp
WhatsApp
Share on email
Email