quarta-feira, 3
 de 
setembro
 de 
2025

Dia do Psicólogo reforça atenção e cuidados à saúde mental

Mônica reforça que a psicologia tem se destacado. Foto: O Regional
Mônica reforça que a psicologia tem se destacado. Foto: O Regional
Em entrevista ao O Regional, profissionais da psicologia destacaram o papel da profissão, os avanços e a importância do cuidado com a mente

Em 27 de agosto é comemorado o Dia Nacional do Psicólogo, data em que a psicologia foi regulamentada como ciência e profissão por meio da lei 4.119/1962. Para marcar o dia, duas psicólogas compartilharam com a equipe de O Regional sobre a importância da psicologia, do cuidado com a saúde mental e também os desafios encontrados na profissão.

A psicóloga Hellen Marques da Cruz, de Agudos do Sul, destaca a importância da psicologia na vida das pessoas.  “A saúde mental é voltada para todas as áreas, para o trabalho, sociedade, para conviver, depende do que a pessoa busca, de qual problema que ela quer solucionar. O papel do profissional é acolher com ética e responsabilidade as demandas das pessoas. A sociedade evolui, as pessoas mudam, a forma de viver e a cultura e tudo isso acaba mexendo emocionalmente também com toda essa estrutura mental coletiva”, diz.

Ela complementa que as pessoas buscam a psicoterapia por diferentes motivos. “A principal é se desenvolver como pessoa, acabar se entendendo, destravando muitas coisas que às vezes estão bloqueadas”, enfatiza a profissional, apontando fatores essenciais para o exercício desta atividade. “É algo que exige muita ética, responsabilidade e estudo. Mas é maravilhoso trabalhar com as pessoas e ver as pessoas mudando com o tempo, você acompanhar esse trajeto delas é muito bom, é gratificante”, finaliza.

A psicóloga Mônica Karpinski, de Piên, relata que a psicologia tem ocupado cada vez mais espaços. “A psicologia tem entrado em mais lugares, antes era mais focada na psicologia clínica e agora está nos hospitais, no sistema penitenciário, na saúde e na educação e fica evidente a importância da psicologia não só em um espaço fechado e sim em outros lugares para compreender o sujeito”, avalia.

Segundo a profissional, na pandemia houve uma maior procura, maior visibilidade da saúde mental, pois ficou mais evidente o processo de adoecimento mental. “A psicologia entra nesse lugar de cuidado, por que o profissional da psicologia é preparado para acolher essas pessoas”, conta Mônica, complementando que o processo da psicoterapia é para ajudar, pois a vida do ser humano é complexa e tem suas dificuldades e a psicologia vem para ajudar a enfrentar essas dificuldades, compreender da melhor maneira possível. “O sofrimento é algo inerente a nossa existência, pois tem momentos mais difíceis, mas existe um processo chamado adoecimento mental e precisamos ficar atentos para não chegar nisso, procurando o apoio psicológico. A psicologia está aqui para dar suporte para as pessoas que precisam e que estão disponíveis para isso”, finaliza.

Facebook
Twitter
LinkedIn
Telegram
WhatsApp
Email