segunda-feira, 4
 de 
julho
 de 
2022

Detran reduz tempo de espera por exames práticos de 30 para 20 dias

Detran reduz tempo de espera por exames práticos/Foto: DivulgaçãoO novo sistema do Departamento de Trânsito do Paraná (Detran) que distribuí eletronicamente as vagas para o exame prático de direção reduziu, em média, 10 dias o tempo de espera dos candidatos à primeira habilitação. O projeto foi desenvolvido em parceria com os Centros de Formação de Condutores (CFC) e diminuiu o prazo de agendamento, que antes era de até um mês, para cerca de 20 dias.
A principal mudança no modelo, construído pelo Detran com a Companhia de Tecnologia da Informação do Paraná (Celepar) é a adoção de um sistema digital que calcula matematicamente o número de vagas para cada autoescola e faz a divisão de forma proporcional.
“Entendemos que é essencial agilizar o processo de primeira habilitação, em todas as fases. O exame prático de direção é a última etapa antes do candidato receber a CNH e uma prioridade desde o início da primeira gestão do governador Beto Richa. A demanda é imensa e só é possível encontrar soluções conversando e ouvindo os parceiros”, conta o diretor-geral do Detran, Marcos Traad.
Os testes iniciais do novo sistema começaram em julho deste ano. Antes, a distribuição de vagas era feita, em média, uma vez por mês para cada unidade do Detran, informando o número de processo do candidato, o dia e a hora desejada. Agora, o gerenciamento das vagas é feito próprio CFC, que pode adequar às necessidades de cada candidato, conforme a disponibilidade.

Fonte: AEN

Share on facebook
Facebook
Share on twitter
Twitter
Share on linkedin
LinkedIn
Share on telegram
Telegram
Share on whatsapp
WhatsApp
Share on email
Email