Mau tempo atrapalhou programação da maioria das cidades da região que tinham marcado desfiles para ontem e hoje. Atos são em homenagem à Independência do Brasil, comemorado neste 7 de Setembro.
Neste 7 de Setembro, data em que é comemorada a Independência do Brasil, as ruas das cidades do suleste paranaense, como de tradição, estariam com o colorido das escolas e dos militares. Porém, as comemorações que desta vez seriam dos 200 anos da Independência e que marcariam o retorno dos desfiles após a pandemia foram em sua maioria adiados devido às chuvas.
As cidades que realizaram desfile são Fazenda Rio Grande, onde ele aconteceu na segunda-feira (05), e em Contenda, onde a programação foi realizada na terça-feira (06). O desfile cívico militar de Contenda, promovido pela prefeitura, por meio da Secretaria Municipal de Educação, Cultura e Esporte, ocorreu no centro da cidade e contou com a presença de expressivo público.
Em Tijucas do Sul, onde também o desfile seria na terça-feira, ele foi cancelado devido ao mau tempo. Houve então um evento na quadra da Escola Municipal Professora Leovanil Camargo, com alunos de outras instituições e autoridades municipais.
Outras cidades realizariam o desfile nesta quarta-feira (07). Em Rio Negro, a prefeitura comunicou o cancelamento durante a tarde de terça, devido ao mau tempo. Inicialmente, houve remarcação para este domingo (11), mas ainda no final da tarde um novo comunicado remarcou o desfile para o dia 18 de setembro, devido às comemorações do aniversário de Mafra.
Também na tarde de terça-feira, a prefeitura de Piên emitiu comunicado que, devido ao mau tempo e previsão de chuva para esta quarta, o desfile estava adiado. Ele foi remarcado para o dia 1º de novembro, em alusão ao aniversário de 61 anos do município.
Na Lapa, onde também haveria desfile cívico militar nesta quarta-feira, houve igualmente cancelamento devido às chuvas. A prefeitura e o 15º GAC AP marcaram a nova data do evento para o dia 18 de setembro. O prefeito Diego Ribas lamentou a impossibilidade de realização. “Mas remarcamos para o dia 18 para que as crianças venham com as famílias. E desde já ficam todos convidados”, declarou o prefeito.