sábado, 19
 de 
junho
 de 
2021

Covid-19: maio teve recorde de casos. Número de óbitos tem leve queda

Maio foi o mês com maior quantidade de diagnósticos positivos do novo coronavírus desde o início da pandemia. Foto: Geraldo Bubniak/AEN

O suleste paranaense segue com números em patamar elevado quanto ao número de novos casos de Covid-19 e de óbitos em decorrência da doença. Maio foi o mês com maior quantidade de diagnósticos positivos do novo coronavírus desde o início da pandemia. Foram 4.848 contra 4.722 de março deste ano, que até então detinha o recorde de novos casos.

O número de recuperados também cresceu. Foram 4.408 recuperações no mês passado. A quantidade de óbitos teve uma leve queda na comparação com abril, mas em nível bastante alto. Foram 159 mortes em maio, o segundo maior número da pandemia; em abril haviam sido 165.

De acordo com números da última quarta-feira, a taxa de ocupação no Paraná está em 95% nos leitos de UTI e 86% nas enfermarias. O estado vem ativando mais leitos. Atualmente, o Paraná soma 4.877 leitos exclusivos para Covid-19. Destes, 1.991 são de UTI e 2.886 de enfermaria. Porém, o secretário de Estado da Saúde, Beto Preto, disse que as equipes médicas e de profissionais que atendem nas UTIs estão nos seus limites e que infelizmente cerca de 30% das pessoas que precisam de internamento pela Covid-19 não sobrevivem ao tratamento. “É preciso entender que não basta ter leitos, é necessário evitar a contaminação”, acrescentou.

 

Share on facebook
Facebook
Share on twitter
Twitter
Share on linkedin
LinkedIn
Share on telegram
Telegram
Share on whatsapp
WhatsApp
Share on email
Email