Após o incêndio registrado na tarde do último domingo (22) e que destruiu totalmente uma casa em Piên, populares usaram as redes sociais relatando que teria havido demora do Corpo de Bombeiros para prestar o atendimento no local.
Diante das críticas recebidas, a guarnição se manifestou, por meio de nota, destacando que os profissionais prestavam auxílio em uma ocorrência em Agudos do Sul e que, imediatamente, retornou a Piên para fazer o combate na residência. Ainda, a corporação lamentou os comentários e reiterou o compromisso em atender a população. Confira nota na íntegra.
Nota de esclarecimento
Diante de alguns comentários nas redes sociais envolvendo o Corpo de Bombeiros de Piên, vimos por meio desta nota prestar alguns esclarecimentos:
Como é de amplo conhecimento, o Corpo de Bombeiros é uma instituição que presta atendimento às ocorrências de urgência e emergência, quando há risco a integridade física de pessoas, patrimônio e animais. Apesar de sua base na região estar fixada em Piên, não há limites territoriais para esses atendimentos, sendo comum deslocamentos para municípios vizinhos, a exemplo de Rio Negro, Agudos do Sul, Mandirituba e Tijucas do Sul. Provam isso as diversas ocasiões que recebemos apoio de guarnições de outros Municípios até do Estado vizinho. Isso faz parte da natureza dos serviços de emergência, sendo que onde houver necessidade, o Corpo de Bombeiros estará.
Especificamente quanto ao último domingo, dia 22, a guarnição foi acionada para uma ocorrência de incêndio florestal em Agudos do Sul, que, segundo o solicitante, oferecia elevado risco a residências adjacentes e ao tráfego na rodovia devido à fumaça. Infelizmente, durante este atendimento, ocorreu um incêndio em uma residência de Piên, quando então a guarnição retornou imediatamente para combate. Diante disso, e considerando que há no município apenas uma viatura composta por três bombeiros, lamentamos a hostilidade com que a guarnição foi recebida no local, e repudiamos qualquer comentário contrário a boa imagem da instituição.
Respeitosamente,
1° Sgt. QPMG-2 Ademir de Santiago
Comandante da 2ª SB/1° SGB/6º GB/1ºCRBM.