Instalação dos equipamentos pela Copel em residências e estabelecimentos comerciais já contemplou 91 cidades paranaenses
A Copel atingiu o marco da instalação de 720 mil medidores inteligentes em residências e estabelecimentos comerciais de 91 municípios do Paraná. A ação faz parte do programa Rede Elétrica Inteligente, que está ampliando a eficiência no fornecimento de energia.
A troca dos medidores convencionais por medidores inteligentes, que transmitem sinais diretamente para as centrais da Copel, está acontecendo em três fases. A primeira fase do programa na região Sudoeste do Paraná está próxima da conclusão, com 469 mil medidores já conectados à central de operações da Copel, enquanto a segunda etapa concluiu 51% das instalações em 20 dos 28 municípios previstos nas regiões Centro-Sul e Metropolitana de Curitiba e a terceira tem previsão de iniciar na última semana de maio em Cascavel e, na sequência, em Santa Tereza do Oeste, para a seguir abranger mais 48 municípios do Oeste do Paraná.
O superintendente de Smart Grid e Projetos Especiais, Julio Omor, detalhou sobre a dinâmica dos trabalho. “Estamos levando para cada nova fase do programa todo o conhecimento e a experiência que adquirimos na primeira fase, o que está trazendo mais agilidade às instalações e ao trabalho com os fornecedores”, afirmou.
Na última semana, os trabalhos iniciaram em Balsa Nova e Campo do Tenente. Em maio, será a vez de Imbituva, Fernandes Pinheiro, Guamiranga, Porto Amazonas, São João do Triunfo e Rebouças. O investimento previsto para as três primeiras fases do programa, abrangendo toda a região Sul do Paraná, é de aproximadamente R$ 820 milhões.
A troca do medidor leva em média 30 minutos, período em que é necessário desligar a unidade consumidora. O serviço é realizado exclusivamente na entrada de serviço, onde o medidor de energia está instalado, por empresa e profissionais devidamente identificados.
Benefícios- No caso de falta de energia, a Copel pode identificar automaticamente a extensão do desligamento e localizar o ponto de origem da interrupção com mais precisão, permitindo o restabelecimento mais ágil do fornecimento para os domicílios afetados.
Com a instalação do medidor inteligente e sua conexão ao sistema, os clientes podem monitorar o consumo em tempo real pelo aplicativo da Copel para dispositivos móveis Android e iOS, além de solicitar serviços, acompanhar débitos e recuperar informações para pagamento de contas atrasadas, entre outras funcionalidades.