segunda-feira, 18
 de 
outubro
 de 
2021

Copasol Sul é destaque estadual na produção e venda de alimentos

Diversos produtos da Copasol Sul são comercializados em feira realizada na capital paranaense. Foto: SEABPor meio do cooperativismo, o suleste paranaense vem obtendo cada vez mais resultados positivos no processamento alimentar. Com isso, agricultores familiares estão se destacando em nível estadual na produção e comercialização de alimentos. Eles fazem parte da Cooperativa de Processamento Alimentar e Agricultura Familiar Solidária de Agudos do Sul e Região (Copasol Sul).

Sediada em Agudos, a entidade congrega ainda agricultores de Quitandinha, Piên, Mandirituba, Rio Negro e Tijucas do Sul, em um total de 48. A Copasol Sul trabalha com hortifrutigranjeiros, alimentos processados como geleias, sucos, doces e molhos, e ainda produtos panificados. A cooperativa já atua no fornecimento de gêneros para a merenda escolar em estabelecimentos da rede estadual de ensino.

Neste mês, a entidade estreou em vendas diretas de seus produtos ao consumidor durante a Feira das Cooperativas, que acontece todas as sextas-feiras em Curitiba. O evento é uma ação da prefeitura da capital e oferece produtos regionais de qualidade, além de promover o desenvolvimento local e regional por meio das cooperativas agrícolas.

A Copasol é uma das beneficiárias do programa Mais Renda no Campo, executado pela Secretaria de Estado da Agricultura e Abastecimento, que apoia ações para aumentar a renda das famílias e reduzir a pobreza e desigualdades sociais no campo. A diretora do Departamento de Segurança Alimentar e Nutricional (Desan), responsável pelo programa, Márcia Stolarski, cita que é gratificante observar a velocidade dos resultados obtidos em projetos bem desenvolvidos pelas cooperativas.

Por meio da linha de financiamento do programa, o estado repassou R$ 124 mil. Segundo a presidente da Copasol, Aline Pasda, os recursos foram aplicados na compra de um veículo pequeno de carga para o transporte dos produtos e em equipamentos novos para panificação. “Mais materiais ainda vão chegar”, ressalta Aline.

Ela conta que a cooperativa também atua na viabilização de uma unidade de multibeneficiamento. Em uma parceria com a prefeitura de Agudos, a Copasol recebeu em comodato o prédio de uma escola rural desativada na localidade de Palmitos de Cima, que vem sendo reformado.

Congresso – A entidade será representada no 14º Congresso Brasileiro de Cooperativismo, que acontece em Brasília, de 8 a 10 de maio. No contexto do evento, a presidente inscreveu uma frase em um concurso que premiará uma mulher. O tema é “Como podemos construir juntos o futuro do cooperativismo”.

Share on facebook
Facebook
Share on twitter
Twitter
Share on linkedin
LinkedIn
Share on telegram
Telegram
Share on whatsapp
WhatsApp
Share on email
Email