Foi realizada no sábado (6), em Fazenda Rio Grande, a Copa Paraná de Judô. O evento foi promovido pela Federação Paranaense de Judô e contou com a participação de 556 atletas do Paraná e é considerado uma das maiores organizações do Paraná. A última competição ocorreu no ano de 2019 e reuniu 1.300 atletas. No domingo (07), um festival reuniu 200 atletas.
O secretário de Esporte, Lazer e Juventude considera que a competição coloca Fazenda Rio Grande no circuito do esporte. “Fazenda Rio Grande atraiu as atenções de todos os atletas que praticam o judô, assim como, da população que veio prestigiar”, disse.
Rodrigo Tonietto, um dos professores organizadores do evento, afirmou a importância da competição. “É uma forma de despertar a atenção das pessoas para o esporte e há um grande potencial para isso. Há muito interesse das pessoas pelo judô”, comentou.
A competição vale vaga para o Meeting Interestadual Interclubes 2021, que ocorrerá no fim desta semana, nos dias 12 a 14 de novembro, no estado de Santa Catarina. O evento reunirá atletas de São Paulo, Paraná, Santa Catarina e Rio Grande do Sul.
O atleta Guilherme Tonietto foi vencedor da categoria até 90 quilos e no ano de 2019 ficou no terceiro lugar no mundial que foi realizado no Marrocos. O judoca elogiou a torcida e a estrutura preparada. “Um bom local, com área para aquecimento, aberto, foi muito bem aproveitado, além disso, a participação da população dá um ânimo diferente, maior”, disse.
Participaram do evento os municípios de Foz do Iguaçu, Curitiba, Guarapuava, Araucária, Pinhão, São José dos Pinhais, Pinhais, Colombo, Toledo, Campo Mourão, Paranavaí, Quatro Pontes, Sarandi, Cornélio Procópio, Ponta Grossa, Palmeira, Cascavel, Nova Esperança, Londrina.