segunda-feira, 18
 de 
outubro
 de 
2021

Coopertijucas realizará curso para fomentar a produção de cogumelo

Produção de cogumelo tem garantido renda para dezenas de famílias na região. Foto: DivulgaçãoA produção de cogumelo champignon é uma das alternativas de renda que vêm gradualmente ganhando espaço. Em Tijucas do Sul, a Coopertijucas encabeça um importante projeto voltado a esta cultura visando a expansão em toda a região metropolitana. Com o intuito de qualificar esta produção, a cooperativa estará promovendo um curso.

Esta capacitação, que acontece em parceria com o produtor Bennie Berens, conta com aulas teóricas e técnicas. “As atividades acontecerão uma vez por mês em Tijucas do Sul, sendo que a participação é uma exigência para que novos agricultores possam se associar a Coopertijucas”, detalha o presidente da entidade, Sérgio de Oliveira Brito. Para os iniciantes, será cobrada uma taxa de inscrição de R$ 60,00 referente a apostila, sendo que para os já cooperados, que também podem participar do curso, a participação não terá custos. “A realização da matrícula deve acontecer até a próxima quarta-feira, dia 20”, ressalta Sérgio.

A realização do treinamento foi pleiteada tendo em vista a grande procura de produtores para ingressar na atividade. “Temos mercado para expandir a produção, mas precisamos que os interessados conheçam o manejo correto, além de atualizar novas técnicas para os que já atuam nesta cultura. Assim, teremos produtos de qualidade e a rentabilidade será consequentemente melhor”, pontua Sérgio.

Fundada em 2013, a Coopertijucas conta atualmente com cerca de 50 produtores cooperados. “Estamos processando semanalmente em torno de 10 a 15 toneladas, comercializando a produção em cidades de Santa Catarina, Paraná e São Paulo”, relata Sérgio, ressaltando a rentabilidade do cogumelo. “É uma cultura que não exige grande espaço físico, sendo produzida em estufa climatizada. Além disso, é uma alternativa interessante para diversificar a atividade agrícola”, enfatiza.

Maiores informações sobre o curso e sobre a produção de cogumelo podem ser obtidas diretamente na Coopertijucas, que está localizada na rua Marcelino Champagnat, no bairro Lagoa, ou pelo telefone 3674 1401.

Share on facebook
Facebook
Share on twitter
Twitter
Share on linkedin
LinkedIn
Share on telegram
Telegram
Share on whatsapp
WhatsApp
Share on email
Email