segunda-feira, 8
 de 
agosto
 de 
2022

Contenda e Lapa trabalham no combate ao mosquito da dengue

Pneus são pontos ideais para a proliferação do mosquito e estão sendo coletadosVários municípios da região estão em alerta e realizando ações para combater possíveis focos do mosquito Aedes Aegypti, transmissor da dengue. No Paraná, em cidades não tão distantes, já houve inclusive mortes confirmadas pela doença.
Em Contenda, a Secretaria Municipal de Agricultura e Meio Ambiente está realizando a coleta de pneus inservíveis tanto da administração pública, quanto dos estabelecimentos particulares. Além de recolher estes itens, a prefeitura também destina para uma empresa especializada que dará o destino correto. Vale ressaltar que os pneus são criadores ideais para a proliferação do mosquito e são encontrados facilmente jogados pelos cantos. A população poderá solicitar a coleta e até mesmo informar locais que possuam pneus sem o devido cuidado. Este atendimento pode ser acionado diretamente na prefeitura ou pelo telefone (41) 3625 1212.
Na Lapa, surgiram até mesmo boatos de que um paciente teria falecido no último final de semana na cidade devido à dengue hemorrágica. Esta informação, no entanto, é falsa, sendo que foi coletado sangue do paciente e enviado para análise na 2ª Regional de Saúde. O hemograma descartou a hipótese de dengue. Segundo a secretária municipal de Saúde, Lígia Cardieri, mesmo a Lapa estando livre do mosquito transmissor, a população tem que colaborar para eliminar os locais de água parada.
Desde o ano passado, foram identificados 35 pontos críticos, entre borracharias, cemitérios, oficinas e outros. Para manter estes lugares limpos, a equipe da Vigilância Epidemiológica visita estes locais a cada 15 dias. Outra iniciativa da prefeitura foi a instalação de armadilhas para capturar os mosquitos em diversos locais da cidade. Toda semana, a vigilância faz uma análise microscópica das larvas e mosquitos capturados e nunca encontrou o mosquito transmissor.

Share on facebook
Facebook
Share on twitter
Twitter
Share on linkedin
LinkedIn
Share on telegram
Telegram
Share on whatsapp
WhatsApp
Share on email
Email