terça-feira, 15
 de 
junho
 de 
2021

Começa primeira fase de vacinação contra o Sarampo

Doses da vacina já estão disponíveis para vacinação.nacional será neste sábado (15), e a vacina já está disponível em todas as Unidades Básicas de Saúde (UBS) do Estado. - Curitiba, 10/02/2020 - Foto: Américo Antonio/SESATeve início, na última segunda-feira, a primeira etapa da Campanha Nacional de Vacinação contra o sarampo. O período de vacinação segue até o dia 13 de março e o Dia D de mobilização nacional será amanhã em todas as unidades de saúde do Estado.

No Paraná, diferentemente da campanha nacional, que preconiza que nesta primeira etapa seja vacinado o público de cinco a 49 anos, serão vacinadas todas as pessoas de cinco até 59 anos. O público-alvo do Estado são as pessoas de 20 a 29 anos, que representam hoje 52% dos casos confirmados com a doença.

O secretário estadual de Saúde, Beto Preto, reforça a necessidade de vacinação como forma de prevenção à doença. “O objetivo desta campanha é interromper a circulação do vírus e garantir alta cobertura vacinal no Estado, que hoje está com cerca de 90% para as crianças de um ano quando o ideal seria de 95% em todas as faixas etárias. A vacina é a única forma de proteção e está disponível nas Unidades de Saúde do Paraná”, afirma.

A coordenadora da Vigilância em Saúde de Agudos do Sul, Lucinéia de Camargo, destaca que, mesmo o município não tendo nenhum caso confirmado da doença, a atuação das equipes de saúde é constante. “Por meio das agentes comunitárias e da equipe de Estratégia da Saúde da Família (ESF), estamos divulgando a vacina e orientando os munícipes a procurem a unidade para serem imunizados. Estaremos neste sábado com a unidade de saúde do Centro aberta para receber os pacientes da faixa etária e estaremos também vacinando contra a febre amarela”, explica Lucineia, apontando outras ações realizadas no município. “No próximo dia 22, teremos um evento de educação no trânsito no trevo da cidade, onde será realizada a vacina do Sarampo e da febre amarela. A vacina também está sendo levada no consultório móvel que percorre o município atendendo a população. A expectativa é alcançar a meta vacinando nas áreas mais precárias e de difícil acesso do município”, conclui.

Boletim – O boletim epidemiológico do sarampo, divulgado ontem pela Secretaria de Estado da Saúde, confirma 850 casos da doença no Paraná. O número de notificações em investigação é de 1.771 e descartados somam 431.. Na região suleste paranaense, são 19 casos confirmados, 14 descartados e 50 em investigação.

 

Share on facebook
Facebook
Share on twitter
Twitter
Share on linkedin
LinkedIn
Share on telegram
Telegram
Share on whatsapp
WhatsApp
Share on email
Email