sexta-feira, 26
 de 
abril
 de 
2024

Com uma morte e 70 casos, região já tem a presença do vírus H3N2

Equipes de saúde estão monitorando os casos da doença em todo o Estado. Foto: Geraldo Bubniak/AEN
Há casos registrados em Campo do Tenente, Contenda, Fazenda Rio Grande, Lapa, Piên, Quitandinha, Rio Negro e Tijucas do Sul. Óbito, de uma mulher de 19 anos, ocorreu em Fazenda Rio Grande

Dados da Secretaria de Estado da Saúde, divulgados nesta semana, confirmam 1.313 casos de H3N2 (um tipo de vírus da Influenza) e 40 mortes pela doença em 187 municípios paranaenses. Na última semana, o Paraná decretou situação de epidemia de H3N2.

Os diagnósticos estão sendo monitorados e contabilizados desde dezembro do ano passado, quando a doença começou a circular no Estado de maneira atípica. Na região, oito municípios já registram diagnósticos da doença, com um caso em Campo do Tenente, dois em Contenda, 26 em Fazenda Rio Grande, três na Lapa, dois em Piên, cinco em Quitandinha, 28 em Rio Negro e três em Tijucas, além de um óbito, de uma mulher de 19 anos, em Fazenda Rio Grande.

O secretário de Estado da Saúde, Beto Preto, alertou sobre a circulação do vírus em todo o Paraná. “Nesta época não costumávamos registrar a circulação do vírus da Influenza de maneira tão intensa, geralmente isso ocorre no inverno. Porém no último ano tivemos uma baixa adesão na vacinação contra a Influenza e isso pode ter colaborado para o aumento da transmissão da doença”, pontuou.

Anualmente, o Ministério da Saúde realiza Campanhas Nacionais de Imunização contra a Gripe Influenza e somente no ano passado, o Paraná recebeu 5.165.200 vacinas. Até agora, 449.330 doses ainda estão disponíveis nos municípios.

 



Share on facebook
Facebook
Share on twitter
Twitter
Share on linkedin
LinkedIn
Share on telegram
Telegram
Share on whatsapp
WhatsApp
Share on email
Email