sábado, 20
 de 
abril
 de 
2024

Campanha reforça sobre a saúde mental

Associação desenvolve ações alusivas a esquizofrenia em Fazenda Rio Grande. Foto: Divulgação
Janeiro Branco visa chamar atenção da comunidade para a procura de profissionais especializados no cuidado com a mente

É lembrada no mês de janeiro a campanha de conscientização sobre a importância da saúde mental das pessoas. A campanha intitulada como Janeiro Branco visa intensificar a divulgação dos serviços prestados pelos Centros de Atendimento Psicossocial (CAPs).

A presidente da Associação de Familiares e Amigos de Pessoas com Esquizofrenia de Fazenda Rio Grande, Denise Ribas Campos, afirma que o cuidado com a saúde mental é importante, pois influencia na qualidade de vida das pessoas, no raciocínio, nas emoções, comportamentos e no relacionamento com os outros.

Segundo Denise, ainda existe um tabu quando se fala em saúde mental, resultando em preconceitos, pelo fato das pessoas entenderem que a questão da saúde mental é algo supérfluo, de pouca importância. “Esses estigmas geram nas pessoas um medo de procurar ajuda. É preciso falar sobre os cuidados com a saúde mental, pois assim como o corpo adoece a mente também adoece, falar e procurar ajuda são a melhor opção”, afirma.

A Associação de Familiares e Amigos de Pessoas com Esquizofrenia é uma instituição sem fins lucrativos e que oferece apoio para cerca de 50 famílias, que se sentem acolhidas e orientadas em várias esferas, pois conta com a ajuda de profissionais voluntários. A associação trabalha com grupos de apoio a familiares de pessoas com esquizofrenia.

A terapeuta ocupacional de Mandirituba, Carla Beatriz Souza, argumenta que as pessoas deixam de lado, muitas vezes, a saúde mental. “É necessário evitar que as pessoas adoeçam, pois há

prejuízos nas atividades funcionais”, comenta. Segundo a profissional, a saúde mental afeta diretamente a rotina das pessoas e os momentos de sono e descanso.
Segundo a terapeuta, por conta das restrições das atividades de lazer na pandemia, aumentou as incertezas e preocupações das pessoas. “Esses fatores contribuem para a geração de pensamentos negativos e ansiedade”, afirma. Carla afirma a importância do cuidado com a saúde mental, com a prática de atividades físicas, cantar, dançar, ser grato e celebrar pequenas conquistas, além de exercitar momentos de lazer. A profissional afirma que nos casos de pessoas que cumpram essas atividades e não se sintam bem, devem procurar o atendimento de saúde do município.

Ação para profissionais da SESP – No Paraná, agentes vinculados à Segurança Pública são atendidos pelo Programa de Atenção Psicossocial. Segundo a coordenadora estadual e chefe da Assessoria de Planejamento Estratégico e Gestão de Projetos da Secretaria de Segurança Pública, Patrícia Manica, a intenção da campanha Janeiro Branco é fazer com que as pessoas busquem atendimento e cuidado para a saúde mental. “Ter um mês alusivo a esse assunto é importante porque, às vezes, ele passa despercebido no decorrer dos outros meses, e para que a gente pare pelo menos um momento e tenha essa reflexão de cuidar de si mesmo e ajudar quem precisa”, explica Patrícia.

 



Share on facebook
Facebook
Share on twitter
Twitter
Share on linkedin
LinkedIn
Share on telegram
Telegram
Share on whatsapp
WhatsApp
Share on email
Email