Alguns clientes das empresas de telefonia fixa já começam a sentir diferença em suas faturas após mudança na tarifação das ligações ocorrida há cerca de um mês e meio. Desde o final de outubro, as tarifas das chamadas de telefones fixos entre municípios vizinhos ficaram mais baratas em 193 municípios paranaenses, incluindo os da região suleste do estado.
Com isso, de acordo com a Agência Nacional de Telecomunicações (Anatel), as ligações deixaram de ser cobradas como interurbanas e passaram a ser consideradas ligações locais. A alteração faz parte do novo regulamento sobre áreas locais aprovado pela agência.
A lista de cidades beneficiadas pela medida com o código 41 traz todas as dez do suleste – Agudos do Sul, Campo do Tenente, Contenda, Fazenda Rio Grande, Lapa, Mandirituba, Piên, Quitandinha, Rio Negro e Tijucas do Sul, além de outros municípios da Região Metropolitana de Curitiba (RMC).
O empresário pienense Wilson Luiz, da Canal C, é um dos que notaram redução nos valores da fatura telefônica após a mudança. “Notamos uma economia de 10% a 12%”, relata. Ele explica que, em seu ramo de atividade, são muitos os contatos com Curitiba, para onde a ligação era interurbana e agora não é mais. “Também ficou mais rápido para discar, sem precisar usar operadora e DDD”, completa. Segundo a Anatel, a economia com a alteração depende do plano de serviço contratado pelo consumidor.