terça-feira, 27
 de 
fevereiro
 de 
2024

Com alunos da região, Ganhando o Mundo divulga primeira convocação

Alunos embarcarão próximo ano para uma experiência de intercâmbio. Foto: Lucas Fermin/Seed
Alunos embarcarão próximo ano para uma experiência de intercâmbio. Foto: Lucas Fermin/Seed
Do suleste paranaense, são 13 estudantes na lista de selecionados apresentada pela Secretaria de Estado da Educação. Alunos embarcarão no início do ano que vem para uma experiência de um semestre letivo em cinco diferentes destinos, sendo Austrália, Canadá, Estados Unidos, Inglaterra e Nova Zelândia

Alunos de todo o Paraná acompanham, com expectativa, a divulgação do resultado do edital n.º 45/2023 com a primeira convocação dos selecionados para a maior edição do programa Ganhando o Mundo, do governo do Estado. Nesta convocação, apresentada pela Secretaria de Estado da Educação, estão 444 dos mil estudantes que embarcarão no início do ano que vem para uma experiência de um semestre letivo em cinco diferentes destinos, sendo Austrália, Canadá, Estados Unidos, Inglaterra e Nova Zelândia.

Ao todo, a terceira edição do intercâmbio para países de língua inglesa contou com mais de 12 mil estudantes inscritos da 1ª série do ensino médio de todos os 399 municípios. Após as fases de homologação das inscrições, classificação provisória e final, a convocação tem representantes de 344 cidades do Paraná, além de outras 100 destinadas a estudantes inscritos no Bolsa Família. A região está representada com 13 estudantes na convocação divulgada.

Um deles, Vinícius Oliveira de Almeida, representando o Colégio Kamilla Pivovar da Cruz, de Tijucas do Sul. O diretor da instituição, Emerson Tadeu da Rocha, destaca a alegria com a seleção do jovem. “Estamos muito felizes pela conquista de nosso estudante, pois isso só foi possível devido ao comprometimento e a determinação do estudante em seus estudos e ao apoio recebido dos professores e de seus pais”, comenta.

O secretário de Estado da Educação, Roni Miranda, enaltece que esta será uma grande oportunidade de conhecimento e aprendizagem aos estudantes paranaenses. “É uma alegria divulgar essa primeira lista. Tenho certeza de que vai ser uma experiência fantástica para estes estudantes, que voltam fascinados e familiarizados com um novo idioma e com uma cultura diferente de tudo que já viveram. Serão centenas de escolas representadas. Um orgulho para todos nós”, diz.

Após a conclusão dessa convocação nos colégios, com entrega da documentação e autorização dos responsáveis, a Educação fará outra convocação com 501 estudantes, de acordo com a distribuição proporcional ao número de matrículas em cada município, além das demais vagas remanescentes conforme edital, completando as mil vagas.

Além da pontuação, o estudante deverá pertencer a instituição de ensino diferente daquela do(s) estudante(s) já convocado(s). Só serão convocados estudantes da mesma instituição de ensino se o município não possuir classificados de outras instituições ou possua número de instituições inferior ao número de vagas disponíveis. Após todas as convocações concluídas, a pasta irá definir os países.

O programa – O Ganhando o Mundo foi criado para possibilitar a ampliação do repertório cultural e acadêmico dos estudantes, permitir sua vivência e experiência na realidade de outros países, consolidar uma rede de jovens líderes que atuarão nas escolas da rede pública estadual de ensino do Paraná, além de potencializar o desenvolvimento da autonomia e aperfeiçoar o domínio da língua inglesa.

São custeadas pelo Estado as despesas com alimentação, hospedagem, transporte, emissão de vistos e passaportes, passagens aéreas e terrestres, exames médicos, vacinas, seguro-viagem e saúde, taxa de matrícula, mensalidade da escola no exterior, material didático, uniforme, tradução juramentada da documentação escolar e reuniões de orientação, com os alunos recebendo ainda um auxílio de R$ 800 mensais.

Primeira convocação Ganhando o Mundo. Arte: O Regional
Primeira convocação Ganhando o Mundo. Arte: O Regional



Share on facebook
Facebook
Share on twitter
Twitter
Share on linkedin
LinkedIn
Share on telegram
Telegram
Share on whatsapp
WhatsApp
Share on email
Email