domingo, 7
 de 
agosto
 de 
2022

Com a chegada do frio, sistema de alerta de geadas auxilia agricultores

Cultivo de hortaliças é um dos principais afetados com as geadas e o intenso frio em toda a região. Foto: DivulgaçãoEstá em funcionamento em todo o estado o serviço Alerta Geada, disponibilizado pelo Instituto Agronômico do Paraná (Iapar) e pelo Sistema Meteorológico do Paraná (Simepar) até o final do inverno.

O serviço visa auxiliar agricultores para a redução e prevenção para as perdas agrícolas relacionadas às geadas. Os alertas são veiculados por uma rede formada por órgãos públicos estaduais, prefeituras municipais, cooperativas, associações rurais, técnicos e profissionais de agronomia, veículos de comunicação, estabelecimentos educacionais e comunitários.

De acordo com Nivaldo Gomes, técnico da Emater de Tijucas do Sul, uma das principais culturas que podem ser atingidas pelas geadas são as hortaliças. “As plantas cultivadas a céu aberto, como alface, podem ser afetadas pelas geadas nesta época. Por isso, é recomendado ter o cuidado de cobrir a plantação”, afirmou o técnico, citando ainda as plantações de abóboras. “Em caso de geada, o cultivo da abóbora, por exemplo, também pode ser atingida e causar estragos”, concluiu.

O Alerta Geada pode ser consultado nas páginas do Iapar (www.iapar.br) e Simepar (www.simepar.br), bem como pelo telefone (43) 3391 4500 ao custo de uma ligação para aparelho fixo.

Previsão – O meteorologista do Simepar, Cezar Duquia explica que a previsão para o inverno deste ano está dentro das normalidades. “As condições estão bem normais e dentro da média. As geadas que vão ocorrer no estado são bem típicas desta estação”, explicou.

Share on facebook
Facebook
Share on twitter
Twitter
Share on linkedin
LinkedIn
Share on telegram
Telegram
Share on whatsapp
WhatsApp
Share on email
Email