A coleta de lixo é um serviço de grande importância e que requer muita atenção do poder público. Em processo de troca de empresa para a realização deste trabalho, a prefeitura de Tijucas do Sul recebeu nesta semana duras críticas com o armazenamento irregular do resíduo orgânico em um pátio.
Ao receberem denúncias dos moradores, os vereadores foram até o pátio, que pertence à prefeitura, e encontraram grande quantidade do lixo orgânico empilhado. “Esta situação é um grande descaso com a saúde da população e inadmissível. O cheiro forte e a presença de moscas estavam intensos, sendo que nas proximidades deste pátio temos uma biblioteca pública, residências e comércios”, destaca o presidente da câmara de vereadores, Zé Antônio. Os demais vereadores também cobraram medidas urgentes do executivo, além de um melhor planejamento para que o município não enfrente problemas como este.
A Secretaria Municipal de Agricultura e Meio Ambiente, responsável por gerir este serviço, explica que a licitação com a antiga empresa venceu recentemente e que o contrato com a nova empresa teve problemas, o que acarretou no atraso do início dos trabalhos. “Por conta desse impasse, o centro da cidade iria ficar sem coleta na última sexta-feira. Com isso, utilizamos o caminhão próprio da prefeitura para a realização deste serviço e esperávamos que a nova empresa iniciasse os serviços na segunda-feira, quando o lixo seria retirado. Optamos por deixar neste pátio por ser um local cercado”, explica o secretário da pasta, Thiago Rocha, informando que a retirada do lixo aconteceu na última terça-feira. “Como não houve o restabelecimento do serviço, custeamos, de forma particular, um caminhão que tem o devido cadastro para depositar o lixo no aterro de Fazenda Rio Grande”, conta Thiago.
Nesta semana, enquanto as questões burocráticas são sanadas para que a nova empresa inicie os trabalhos, a prefeitura está realizando por conta própria a coleta do lixo. “Pedimos a compreensão dos moradores, entendemos a importância deste serviço e vamos trabalhar para que ele aconteça com qualidade e eficiência”, concluiu Thiago.