quinta-feira, 2
 de 
maio
 de 
2024

Quitandinha investe R$ 512 mil para modernizar o sistema de reciclagem

Prefeita Maria Julia acompanhou a chegada de alguns equipamentos para a Acomar. Foto: Assessoria de Imprensa/Prefeitura de QuitandinhaA reciclagem e o reaproveitamento dos materiais recicláveis ainda é um assunto que merece maior conscientização da população e investimentos do poder público na grande maioria dos municípios da região. Em Quitandinha, a prefeitura vem dando grande atenção ao setor com investimentos constantes em programas e no fortalecimento da Associação dos Coletores de Materiais Recicláveis de Quitandinha (Acomar).

Neste sentido, a prefeita Maria Julia Wojcik anunciou investimentos na ordem de R$ 512 mil na modernização da unidade de processamento e na aquisição de um caminhão próprio para a coleta seletiva da Acomar. “Este é, sem dúvida, um dos maiores investimentos na área ambiental. Assim, daremos condições de potencializar o processo de reciclagem, garantindo melhor renda aos coletores e contribuindo de forma significativa para o meio ambiente”, destacou a prefeita.

O processo de modernização trará ao barracão de reciclagem uma completa reestruturação, seguindo moldes de um projeto padrão do Instituto das Águas. Entre os equipamentos, está uma mega extensiva, esteira mecânica de separação, prensas hidráulicas, empilhadeira elétrica, paleteira hidráulica manual e balança mecânica.

Segundo o secretário municipal de Agricultura e Meio Ambiente, Jeferson Wojcik, os equipamentos adquiridos são os que têm de melhor em tecnologia no mercado. “É um importante reforço e que atende a nossa preocupação com a parte ambiental”, relata Jeferson, salientando ainda que há o interesse em levar o barracão de processamento para um novo local. “A ideia é tirar este espaço da área urbana, proporcionando um local mais adequado para esta atividade”, explica.

Paralelo aos equipamentos, a prefeitura está licitando a compra do caminhão para a realização da coleta, veículo este que deverá ser entregue nas próximas semanas. Estes recursos foram angariados a fundo perdido, através de convênio com o Instituto das Águas do Paraná, intermediado pelo deputado Francisco Bührer.

Share on facebook
Facebook
Share on twitter
Twitter
Share on linkedin
LinkedIn
Share on telegram
Telegram
Share on whatsapp
WhatsApp
Share on email
Email