sábado, 2
 de 
julho
 de 
2022

Coisas do Brasil, tristeza e esperança!

Nos últimos anos, o Brasil virou sinônimo de escândalos por conta dos inúmeros casos de corrupção. Frequentemente vemos na imprensa as mais diversas operações da polícia sobre desvios de recursos e crimes contra o erário público. Por isso, o nosso título do texto de opinião fala de tristeza e esperança, dois sentimentos que estão presentes no dia-a-dia do povo brasileiro de forma cada vez mais expressiva.

Tristeza porque estamos continuamente vendo os casos de corrupção que tiram dinheiro dos que mais precisam e que, infelizmente, prejudicam consideravelmente o futuro do país e a vida das pessoas. E mais, não há o menor sinal de que a corrupção terá um fim. E, de certa forma, a esperança porque estamos acompanhando o trabalho da polícia e da Justiça, em especial no que tange a Lava Jato, sendo realizado com importantes conquistas.

Nesta semana ainda a Polícia Federal deflagrou uma operação que investiga desvio de recursos do governo federal para a educação, especificamente para a compra de merenda escolar, uniformes e material didático, em trinta municípios dos estados de São Paulo, Paraná e Bahia, e também do Distrito Federal. A Controladoria Geral da União identificou, ao longo das investigações, 65 contratos suspeitos, cujos valores ultrapassam R$ 1,6 bilhão. De acordo com o que foi apurado, cinco grupos criminosos agiam em prefeituras, por meio de lobistas, direcionando licitações.

É assustador pensar que há pessoas, muitas delas com condições financeiras abastadas, tirando o dinheiro sagrado da merenda escolar das crianças para se enriquecer de forma ilícita. E isso acontece em muitas cidades brasileiras.

Dinheiro público, que deveria ser usado exatamente para atender as necessidades dos que mais precisam, são desviados para o bolso de políticos, empresários e lobistas em posições privilegiadas.

A única forma que temos para mudar essa triste realidade em muitas cidades brasileiras é na política, pelo uso correto do nosso voto. No Brasil, principalmente em cidades do interior e onde não há presença da Justiça Eleitoral, a compra de votos é algo comum. Paga-se em dinheiro, troca-se por favores, ou por serviços que em grande parte são direitos das pessoas. O voto que é dado em político através dessas práticas, é também responsável direto pela prática da corrupção no nosso país.

Precisamos começar a refletir nossa participação na democracia e na sociedade. O que pretendemos, mais tristeza ou mais esperança? Nós também somos responsáveis por essa importante decisão.

Share on facebook
Facebook
Share on twitter
Twitter
Share on linkedin
LinkedIn
Share on telegram
Telegram
Share on whatsapp
WhatsApp
Share on email
Email