Nos últimos anos, o Brasil virou sinônimo de escândalos por conta dos inúmeros casos de corrupção. Frequentemente vemos na imprensa as mais diversas operações da polícia sobre desvios de recursos e crimes contra o erário público. Por isso, o nosso título do texto de opinião fala de tristeza e esperança, dois sentimentos que estão presentes no dia-a-dia do povo brasileiro de forma cada vez mais expressiva.
Tristeza porque estamos continuamente vendo os casos de corrupção que tiram dinheiro dos que mais precisam e que, infelizmente, prejudicam consideravelmente o futuro do país e a vida das pessoas. E mais, não há o menor sinal de que a corrupção terá um fim. E, de certa forma, a esperança porque estamos acompanhando o trabalho da polícia e da Justiça, em especial no que tange a Lava Jato, sendo realizado com importantes conquistas.
Nesta semana ainda a Polícia Federal deflagrou uma operação que investiga desvio de recursos do governo federal para a educação, especificamente para a compra de merenda escolar, uniformes e material didático, em trinta municípios dos estados de São Paulo, Paraná e Bahia, e também do Distrito Federal. A Controladoria Geral da União identificou, ao longo das investigações, 65 contratos suspeitos, cujos valores ultrapassam R$ 1,6 bilhão. De acordo com o que foi apurado, cinco grupos criminosos agiam em prefeituras, por meio de lobistas, direcionando licitações.
É assustador pensar que há pessoas, muitas delas com condições financeiras abastadas, tirando o dinheiro sagrado da merenda escolar das crianças para se enriquecer de forma ilícita. E isso acontece em muitas cidades brasileiras.
Dinheiro público, que deveria ser usado exatamente para atender as necessidades dos que mais precisam, são desviados para o bolso de políticos, empresários e lobistas em posições privilegiadas.
A única forma que temos para mudar essa triste realidade em muitas cidades brasileiras é na política, pelo uso correto do nosso voto. No Brasil, principalmente em cidades do interior e onde não há presença da Justiça Eleitoral, a compra de votos é algo comum. Paga-se em dinheiro, troca-se por favores, ou por serviços que em grande parte são direitos das pessoas. O voto que é dado em político através dessas práticas, é também responsável direto pela prática da corrupção no nosso país.
Precisamos começar a refletir nossa participação na democracia e na sociedade. O que pretendemos, mais tristeza ou mais esperança? Nós também somos responsáveis por essa importante decisão.