sexta-feira, 1
 de 
julho
 de 
2022

Cogumelos, morango e codorna na diversificação da produção em Tijucas

Produção de Morango em Tijucas/Foto:DivulgaçãoO município de Tijucas do Sul foi um dos mais afetados com o fechamento de abatedouros. Após o encerramento das atividades dos dois principais compradores da produção de frangos, cerca de 210 famílias ficaram com altas dívidas e muitas delas tiveram que trabalhar em empresas para honrar seus compromissos com financiamentos. Além disso, em alguns casos foi necessário morar em outras cidades e abandonar a atividade do campo.
Com o intuito de modificar este panorama, a Secretaria Municipal de Agricultura e a Emater buscaram alternativas e encontraram na produção de orgânicos uma boa opção. “Os agricultores utilizam a própria estrutura da granja, realizando somente algumas adaptações”, explicou o secretário de Agricultura, Antonio Arinaldo Rocha, o Nardão.
A produção de cogumelo é uma das que mais chamam atenção, sendo que atualmente o município, através da cooperativa Coopertijucas, produz mensalmente 10 toneladas. “Esta atividade tem beneficiado mais de 70 famílias”, ressalta Nardão. Outra alternativa é o cultivo de morango, que atualmente conta com a inclusão de 35 famílias. “Neste ano, mais de 240 mil mudas de morango foram produzidas”, destacou o secretário. Além disso, ainda em início das atividades, está sendo incentivada a produção de ovos de codorna. “Cinco famílias estão se dedicando a esta fonte de renda, mas estamos registrando uma crescente”, relata Nardão.
A comercialização de toda a produção também é uma preocupação da secretaria e da Emater. “Antes mesmo dos trabalhos iniciarem, garantimos primeiramente a venda da produção. Atualmente, o município fornece produtos para a região e também para outros estados”, comentou Nardão, que salienta a importância da diversificação das atividades e do planejamento. “Estamos trabalhando de forma cuidadosa para que esta opção de fonte de renda seja crescente e organizada. Assim estaremos beneficiando mais agricultores e garantindo a manutenção na atividade agrícola”, reforça o secretário.
Além de auxiliar nestes aspectos, o poder público também desenvolve programas como de entrega de calcário, horas máquina, inseminação artificial e diversos outros atendimentos essenciais para beneficiar a classe rural.

Share on facebook
Facebook
Share on twitter
Twitter
Share on linkedin
LinkedIn
Share on telegram
Telegram
Share on whatsapp
WhatsApp
Share on email
Email