segunda-feira, 29
 de 
novembro
 de 
2021

Cinco cidades locais participam de pesquisa sobre prevalência de Covid-19

Coletas serão realizadas até o próximo dia 30 de setembro e os resultados são esperados para novembro. Foto: Geraldo Bubniak/AEN
Cerca de 500 pessoas das cidades de Contenda, Fazenda Rio Grande, Lapa, Quitandinha e Tijucas do Sul serão entrevistadas no estudo Pesquisa de Prevalência de Infecção por Covid-19 no Brasil (PrevCov)

Cinco municípios do suleste paranaense – Contenda, Fazenda Rio Grande, Lapa, Quitandinha e Tijucas do Sul – foram selecionados pelo Ministério da Saúde para participam da Pesquisa de Prevalência de Infecção por Covid-19 no Brasil (PrevCov), um estudo nacional, em parceria com o Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE), que fará um mapeamento sobre o predomínio da infecção pelo vírus em todo o país.

A pesquisa já teve início e segue até o próximo dia 30 de setembro. Das cidades locais, serão cerca de 500 pessoas de 155 domicílios que participarão do estudo, que contará com visitas a residências e coleta de amostras de sangue para que seja feita uma análise sorológica que apontará se os moradores já foram ou não infectados pelo Sars-cov2, que é o vírus transmissor da Covid-19.

Recentemente, o secretário de Estado da Saúde, Beto Preto, avaliou a importância deste levantamento nas cidades paranaenses. “Acho muito válido que essa pesquisa seja feita na capital do Paraná e Região Metropolitana. A pandemia continua e nós precisamos entender cada vez mais a dinâmica de transmissão do vírus, e por isso essa pesquisa é recebida de maneira positiva por todos nós”, afirmou.

Os resultados do estudo em nível nacional têm divulgação esperada para novembro, descrevendo, entre outras informações, as características socioeconômicas, demográficas e epidemiológicas dos participantes, além de estimar a magnitude da infecção pelo vírus nas capitas e regiões metropolitanas, e permitir cálculos mais precisos da morbidade e letalidade pela Covid-19 no Brasil.

 



Share on facebook
Facebook
Share on twitter
Twitter
Share on linkedin
LinkedIn
Share on telegram
Telegram
Share on whatsapp
WhatsApp
Share on email
Email