sábado, 2
 de 
março
 de 
2024

Solenidade marca passagem dos 129 anos do Cerco da Lapa

Solenidade e homenagens lembram os 129 anos do histórico Cerco da Lapa. Foto: Arquivo/O Regional
Evento do Cerco foi realizado nesta quinta-feira em frente ao Pantheon dos Heroes, reunindo autoridades civis e militares

Uma importante solenidade cívico-militar foi realizada na manhã desta quinta-feira em referência ao Dia Nacional do Cerco da Lapa. O evento marcou a passagem dos 129 anos do acontecimento que ocorreu durante a Revolução Federalista no início de 1894, batalha de grande importância para a história do país.

A solenidade desta quinta reuniu autoridades civis e militares, além de expressivo público, em frente ao Pantheon dos Heroes, no centro da Lapa. O monumento guarda restos mortais dos combatentes do Cerco. Promovido pelo 15º Grupo de Artilharia de Campanha Autopropulsado, com apoio da prefeitura, o evento se destacou também pela participação de grupamentos de Curitiba e outras regiões, inclusive do Rio Grande do Sul.

Durante a solenidade houve hasteamento da bandeira e foram prestadas honras militares, entre outras homenagens. Em seu discurso, o Comandante do 15º GAC AP, Tenente Coronel Studart, lembrou o ato de bravura e de resistência das tropas conduzidas pelo General Gomes Carneiro.

Houve ainda premiação de concurso de redação da rede municipal de ensino que teve o Cerco da Lapa como tema. O vencedor foi Bernardo Bueno Matoso, da Escola Dr. Manoel Pedro, seguido de Viktoria Johanna Hammerschmidt Terres, da Escola do Campo Nossa Senhora de Lourdes, e Luan Henrique Cordeiro Walter, da Escola Eloah D’Amico Rychwa.

Autoridades regionais estaduais participaram do evento. Foto: Arquivo/O Regional
Autoridades regionais estaduais participaram do evento. Foto: Arquivo/O Regional

O evento teve participação da Secretária de Estado da Cultura, Luciana Casagrande, do General Vendramin, Comandante da 5ª Divisão de Exército, General Ísola, Comandante da 5ª Região Militar, General Sabbá, Comandante da 5ª Brigada de Cavalaria Blindada, General Taranto, Comandante da Artilharia Divisionária, Tenente Coronel Hornung, Comandante do 6º Comando Regional da Polícia Militar, e da Tenente Zanetti, Comandante da Unidade de Corpo de Bombeiros da Lapa.

Além do prefeito da Lapa, Diego Ribas, e do vice Acyr do Sindicato, estiveram presentes os prefeitos de Contenda, Mostarda Digner, de Quitandinha, Zé Quirera, e de Rio Negro, James Valério, além do presidente da AMEP, Gilson Santos, e do presidente da câmara, Mario da Farmácia.

Participou do ato também a senhora Marli dos Reis Principe Bizeto, bisneta do General Carneiro.



Share on facebook
Facebook
Share on twitter
Twitter
Share on linkedin
LinkedIn
Share on telegram
Telegram
Share on whatsapp
WhatsApp
Share on email
Email