sexta-feira, 24
 de 
setembro
 de 
2021

Cercado de cuidados contra a Covid-19, Enem 2020 tem início neste domingo

Estudantes de toda a região também estarão participando das provas desta nova edição do Enem. Foto: Arquivo/O RegionalOs próximos dois fins de semana serão agitados para alunos de todo o país. Acontecerão nos dias 17 e 24 de janeiro as provas na versão impressa do Exame Nacional do Ensino Médio (Enem) de 2020, que estavam programadas para o ano passado, mas foram adiadas devido o contexto da Covid-19. No formato digital, o exame será aplicado em 31 de janeiro e 7 de fevereiro.

Ainda com algumas tentativas de órgãos para o cancelamento do exame deste ano, o Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais Anísio Teixeira (Inep), responsável pela aplicação das provas, ainda mantém as datas de realização do Enem, seguindo as devidas medidas para evitar a contaminação pelo novo coronavírus, como o aumento da quantidade de locais de prova e redução do número de estudantes por sala, além dos cuidados individuais com o uso de máscara e higienização.

Diante do cenário da pandemia, a preparação para o exame se deu em um formato diferenciado e cercado por desafios, conforme detalha a professora Roseli Mielke, do Colégio Estadual Frederico Guilherme Giese, de Piên. “Foi muito difícil, pois com as aulas remotas e dificuldade de acesso para alguns estudantes, foi necessário contar com a sorte. Oferecemos Meets, aulas virtuais, para sanar dúvidas, mas houve pouca participação. A Secretaria de Estado da Educação disponibilizou várias aulas e conteúdos preparatórios”, relata.

Segundo Roseli, para a preparação das provas, é importante que os alunos estejam atentos aos conteúdos que devem ser revisados e aprofundados neste momento. “Interpretação de textos, gêneros textuais, ambiguidade, denotação e conotação, síntese e resumo, figuras de linguagem, literatura brasileira, redação dissertativa e demais assuntos relacionados às disciplinas e áreas abordadas no exame. Também devem assistir as videoaulas e realizar um resumo com os principais tópicos”, orienta a docente, reforçando também sobre a redação. “Focar nos principais conteúdos, revisar a redação com pesquisa dos possíveis temas e apurar informações pertinentes ao Enem. Leia o edital, faça um planejamento, classifique os conteúdos do mais fácil para o mais difícil e distribua em uma agenda, faça simulados, pesquise correção de provas, peça ajuda aos professores se necessário, leve o material solicitado. Tenha atenção em não portar celular ou objetos que coloquem em dúvidas sua honestidade, não estudar na última hora”, pontua.

Outras recomendações repassas pela professora são relacionadas ao cuidado com o corpo e mente, além de prevenção ao coronavírus. “Cuide do corpo e da alimentação, não comer alimentos pesados e nem doces, dormir bem, tomar muita água e fazer uma oração. Tomar os cuidados com a Covid-19, ficar calmo, mantendo o foco na avaliação, realizar os exercícios que considerar de menor dificuldade e, posteriormente, os mais difíceis. Boa sorte! ”, finaliza.

Share on facebook
Facebook
Share on twitter
Twitter
Share on linkedin
LinkedIn
Share on telegram
Telegram
Share on whatsapp
WhatsApp
Share on email
Email