sábado, 19
 de 
junho
 de 
2021

Cerca de 500 produtores participam do encontro da cebola em Quitandinha

Encontro reuniu autoridades municipais e estaduais, além de produtores e técnicos. Foto: Arquivo/O RegionalVisando a melhora da produtividade e o fomento da atividade agrícola, foi realizado na última quarta-feira o 29º Encontro Estadual de Produtores de Cebola, que aconteceu na localidade de Rio do Poço, em Quitandinha. O evento, que foi promovido pela Emater na propriedade do agricultor Antonio Trajanoski, reuniu cerca de 500 produtores de diversos municípios.

Um dos principais temas debatidos com os agricultores foi o plantio direto. “Muitos produtores sofrem com o relevo dos municípios, que são muito dobrados. Em dias de chuva, a água escorre no solo, levando nutrientes e produtos químicos em direção ao rio. Com o plantio direto, essas perdas acabam sendo minimizadas, além de que a palha retém água, segura o adubo e evita a erosão”, avaliou o técnico da Emater, Orlando Assis, animado com os resultados obtidos por meio deste sistema. “A produtividade atingiu até 50 mil quilos de cebola por hectare, desempenho considerado acima da média”, detalhou.

Presente no evento, o secretário estadual da Agricultura e Abastecimento, Norberto Ortigara, enalteceu a importância do produtor estar se atualizando a novas técnicas. “Queremos que o produtor produza mais e melhor, gastando menos, cuidando do meio ambiente e oferecendo alimentos saudáveis. Atualmente, temos um grande sucesso na produção de grãos, carnes e leite, sendo muito bom ver esta evolução expandir também para hortaliças e fruticultura”, destacou Ortigara.

A prefeita Maria Julia Wojcik também ressaltou a necessidade dos produtores estarem conhecendo novas técnicas para obter melhores resultados. “É gratificante sediar um evento desta magnitude, que certamente irá ajudar muitos agricultores a terem melhor produtividade. A lavoura exige muito esforço, coragem e determinação, mas para ter sucesso precisa de planejamento e acompanhamento técnico”, frisou.

Share on facebook
Facebook
Share on twitter
Twitter
Share on linkedin
LinkedIn
Share on telegram
Telegram
Share on whatsapp
WhatsApp
Share on email
Email