segunda-feira, 26
 de 
fevereiro
 de 
2024

Centro Cultural e Educacional Rita Palhano é inaugurado em Piên

Familiares da homenageada e autoridades locais na inauguração do Centro Cultural e Educacional em Piên. Foto: Arquivo/O Regional
Familiares da homenageada e autoridades locais na inauguração do novo espaço em Piên. Foto: Arquivo/O Regional
Denominado com o nome de Rita Palhano, professora que atuou por mais de 20 anos no município, Centro recebeu investimentos de R$ 367 mil. Novo espaço está localizado em frente à Praça da Paz

Foi inaugurado ontem em Piên o Centro Cultura e Educacional Rita Palhano. Trata-se de um novo espaço para a comunidade pienense, amplo e moderno, com área de 246,27 metros quadrados, que será utilizado pelas Secretarias Municipais de Cultura e de Educação. São nove salas, que contemplam a administração, sala de atividades e a Casa da Memória.

Localizado em frente a Praça da Paz, no centro da cidade, o prédio foi sede do antigo CMEI Tia Nena e ficou por muitos anos fechado e deteriorado, com diversos problemas estruturais. A prefeitura então fez projeto e realizou a obra de reforma, com investimentos de R$ 367.479,63.

Segundo as Secretarias de Cultura e de Educação, serão promovidas atividades no contraturno das crianças. Além disso, no local serão oferecidas aulas de pintura, música, karatê e jiu-jitsu. Também há dois espaços que serão frequentados pelos visitantes, onde está abrigado o museu.

A denominação do novo espaço faz uma homenagem a professora Rita de Cássia Palhano, conhecida como Tia Rita, conforme explica a secretária de Esporte, Cultura e Lazer, Adriana Bueno Franco. “A Tia Rita era conhecida por todos pela sua autoestima e por ser uma pessoa muito especial”, disse.

Para o prefeito Maicon Grosskopf, dispor deste espaço é reforçar o olhar da municipalidade em fomentar a cultura local. “Cuidar com carinho da cultura e da história do município. Revitalizamos esse espaço para trazer vida pra ele”, afirmou.

Rita era filha de Octavio Palhano e Almira Palhano e casada com Pedro de Oliveira Mendes. Ela trabalhou na Rede Municipal e Estadual por 21 anos. “Tia Rita sempre atuou de forma exemplar, tanto como professora, como diretora. Ela tinha uma criatividade enorme e muitas habilidades”, acrescentou a secretária de Educação, Clarice Fragoso.

Ela ficou conhecida por tornar as aulas um momento prazeroso e deixou um grande legado na educação e na cultura local.



Share on facebook
Facebook
Share on twitter
Twitter
Share on linkedin
LinkedIn
Share on telegram
Telegram
Share on whatsapp
WhatsApp
Share on email
Email