O Castramóvel de Piên irá entrar em funcionamento. Neste primeiro momento, será realizada a castração de 980 cães e gatos do município. Mas antes de colocar o projeto em prática foi necessário todo um trabalho burocrático por parte da prefeitura para a contratação do serviço de castração, onde uma clínica veterinária credenciada irá realizar o trabalho.
O Castramóvel é um veículo especialmente adaptado para percorrer os bairros, com técnicos que efetuarão a castração gratuita de cães e gatos. O projeto será um importante instrumento para garantir a proteção e o bem estar dos animais e, em consequência, das pessoas.
Para utilizar o serviço, o tutor do animal deverá procurar a Secretaria de Agricultura e Meio Ambiente para realizar o cadastro e o agendamento do serviço. No dia e hora marcado o tutor deverá levar o animal até o local de castração e aguardar o período em que o animal passa pelo procedimento. No mesmo dia o cão ou gato é liberado e recebe as orientações e medicamentos referentes ao pós operatório. “Temos uma série de informações que passamos ao tutor na hora da realização do agendamento, tanto cuidados com o pré operatório como após a cirurgia”, frisou o secretário de Agricultura, Carlos Magon.
Neste primeiro momento o objetivo da prefeitura é atender as Ong’s e as famílias de baixa renda cadastradas no Cadastro Único da Assistência Social. “Serão priorizados estes grupos na hora do agendamento, porém toda a comunidade poderá buscar o serviço de castração municipal”, comentou Carlos. Os agendamentos são feitos na Secretaria de Agricultura e Meio Ambiente, a partir desta quarta-feira, sempre das 8h às 12h, onde uma médica veterinária estará à disposição para realizar o cadastramento e sanar as dúvidas.
A primeira comunidade a receber os serviços do Castramóvel é a comunidade central, onde no dia 7 de agosto o veículo estará na rodoviária prestando os atendimentos. “Para isso pedimos atenção para todos os moradores do Centro que desejam utilizar o serviço para que vão até a secretaria de Agricultura preencher o cadastro e agendar a castração do seu animalzinho”, pediu o secretário.
Em agosto o Castramóvel estará atendendo na comunidade de Avencal, em setembro Trigolândia e outubro novamente em Trigolândia, Palmitos, Monjolinho e Fragosos. Em novembro será a vez da comunidade de Lageado, Picacinho e Povinho e para encerrar o ano em dezembro serão atendidas as comunidades de Aterrado Alto, Cachoeirinha e Campina dos Crespins.
O prefeito Maicon Grosskopf afirma que colocar o Castramóvel em funcionamento é um dos compromissos da administração no tocante ao controle populacional de cães e gatos na cidade. “Existem doenças que passam dos animais para os seres humanos e a procriação descontrolada e irresponsável só piora isso. Então, o castramóvel vem como carro-chefe no controle da reprodução e também o aumento das doenças na população”, destaca o prefeito.
Confira o calendário do castramóvel
07 de agosto – Centro
28 de agosto – Avencal
18 de setembro – Trigolândia
09 de outubro – Trigolândia
30 de outubro – Palmitos, Monjolinho, Fragosos
20 de novembro – Lageado, Picacinho, Povinho
11 de dezembro – Aterrado Alto, Cachoeirinha, Campina dos Crespins
15 de janeiro – Campina dos Maia, Boa Vista
05 de fevereiro – Poço Frio dos Souza e Poço Frio dos Moreira
26 de fevereiro – Gramados
19 de março – Campo Novo, Vermelinho
09 de abril – Quicé
09 de abril – Mosquito e Letreiro.