segunda-feira, 18
 de 
outubro
 de 
2021

Casa de comércio completa 102 anos e reabre em Piên

Comercial São Jorge/Foto:ArquivoA história merece registro e apresenta fatos importantes do município. Em 1890, a família Gonchorovski migrou de Crocóvia, na Polônia, para o Brasil. Na viagem nasceu, ainda em alto mar, Estanislau Anastácio Gonchorovski, que mais tarde abriria a primeira casa de comércio de Piên.

Segundo dados da própria família, depois de desembarcar no porto de São Francisco, eles seguiram para a região e se estabeleceram em Piên. Na época, passaram a residir em casas feitas de barro, paus roliços e cobertas de folhas de taquaras. O povoado cresceu e em 1910 surgiu a pioneira casa de comércio.

Neste mesmo espaço nasceu João Gonchorovski, o seu Jango, que se tornou uma das pessoas mais conhecidas de Piên da época. Na juventude casou-se com Edvirges Gonchorovski, não menos conhecida e parteira de mão-cheia, sendo responsável por mais de 1.500 nascimentos. A contribuição foi tão grande que mais tarde emprestou seu nome para a Unidade Central de Saúde do município.

A casa de comércio continuou sendo referência para o município e mais tarde proporcionou que as novas gerações ampliassem o negócio. Jorge Letki, casado com Alaida Gonchorovski, fundou mais tarde um supermercado.

Passados mais de 100 anos, a antiga casa de comércio foi restaurada e agora abriga o Comercial São Jorge. Ângela Cristina Letki conta que a intenção foi preservar a história e identidade do local. Mais do que um comércio de produtos agropecuários, alimentícios, roupas, calçados e presentes, o espaço é a memória viva da história do município. “Convidamos toda comunidade, alguns para relembrar e outros para conhecer. Estamos certos de que vão gostar”, relata.

Share on facebook
Facebook
Share on twitter
Twitter
Share on linkedin
LinkedIn
Share on telegram
Telegram
Share on whatsapp
WhatsApp
Share on email
Email