sábado, 27
 de 
abril
 de 
2024

Casa da Mulher Brasileira abre em Curitiba com atendimento integrado

Prefeito Gustavo Fruet fez a entrega do alvará de funcionamento. Foto: Maurilio Cheli/SMCSA política de enfrentamento à violência contra a mulher em Curitiba ganha um importante reforço a partir desta semana, com a abertura da Casa da Mulher Brasileira. O alvará de funcionamento foi entregue na última quarta-feira, pelo prefeito Gustavo Fruet, durante uma visita que marcou o início das atividades no local e foi acompanhada por representantes de todos os órgãos envolvidos no projeto.
A Casa da Mulher Brasileira foi construída com recursos do governo federal, como parte do programa “Mulher, Viver sem Violência”, e será gerida pelo município. Foi concebida para ser um local onde a mulher não apenas se sinta encorajada a denunciar a violência, mas também receba proteção e apoio.
O espaço reúne os serviços da Delegacia da Mulher, de psicólogos e assistentes sociais da prefeitura, dos núcleos especializados da Defensoria Pública, do Juizado da Violência Doméstica e Familiar do Tribunal de Justiça, do Ministério Público, da Patrulha Maria da Penha da Guarda Municipal de Curitiba e futuramente deverá agregar também equipes do Instituto Médico Legal. “A abertura da Casa da Mulher Brasileira representa um ‘não’ à violência, num momento em que assistimos a tantos atos de barbárie, em outros países e também perto de nós”, disse o prefeito Gustavo Fruet.
Segundo ele, o enfrentamento da violência contra a mulher exige preparo e sensibilidade e esta casa é resultado da soma de esforços de vários órgãos capacitados para isso. A secretária municipal da Mulher, Roseli Isidoro, informou que a Casa começa a funcionar mesmo antes da inauguração oficial – a ser agendada pelo governo federal – pela necessidade de ajustar o funcionamento.

Share on facebook
Facebook
Share on twitter
Twitter
Share on linkedin
LinkedIn
Share on telegram
Telegram
Share on whatsapp
WhatsApp
Share on email
Email