segunda-feira, 4
 de 
julho
 de 
2022

Câncer é a principal causa de morte em 500 cidades, revela estudo

Hospital Erasto Gaertner, em Curitiba, atende milhares de pacientes de toda a região. Foto: Assessoria de Imprensa/Hospital Erasto GaertnerUm número alarmante sobre o câncer foi divulgado na última semana pelo Observatório de Oncologia e o Conselho Federal de Medicina. A informação é de que em 2015 a doença causou a morte de 209.780 pessoas em todo o país, tornando-se a principal causa de óbitos em 516 municípios.

No Paraná, o câncer foi o responsável por 13.615 mortes em 2015, sendo a doença que mais provocou falecimentos em 40 cidades, entre elas Campo do Tenente e Piên, com 15 e 26 óbitos, respectivamente. Já na somatória da região, 324 pessoas faleceram em decorrência da doença, sendo 173 homens e 151 mulheres, a grande maioria acima de 50 anos.

Os dados divulgados fazem ainda uma estimativa que até 2019 devem ser registrados no país cerca de 600 mil novos casos de câncer e, se nada for feito, em 2029 estima-se que o câncer se tornará a primeira causa de morte em todo território nacional.

Para a presidente da Associação Brasileira de Linfoma e Leucemia (Abrale), Merula Steagall, o objetivo deste estudo é colaborar para que haja um melhor planejamento das ações de controle, prevenção e tratamento da doença. “O aumento da mortalidade está diretamente relacionado às dificuldades enfrentadas pelo paciente para o diagnóstico e acesso ao tratamento. Diversos tipos de câncer são preveníveis e outros têm seu risco de morte significativamente reduzido quando diagnosticado precocemente”, ressaltou.

Representantes do Conselho Federal de Medicina também cobram a necessidade de debater o avanço do câncer, especialmente por se tratar de um ano de eleição, onde os candidatos necessariamente devem apresentar propostas para solucionar os graves problemas enfrentados pela saúde pública.

Share on facebook
Facebook
Share on twitter
Twitter
Share on linkedin
LinkedIn
Share on telegram
Telegram
Share on whatsapp
WhatsApp
Share on email
Email