sábado, 11
 de 
maio
 de 
2024

Campanha Junho Vermelho reforça a importância da doação de sangue

Hemepar de Curitiba é o responsável por coletar as doações e reabastecer os hospitais. Foto: Venilton Küchler/SESADoar sangue é um gesto simples, mas de fundamental importância para que vidas sejam salvas. Neste mês, o Ministério de Saúde desenvolve em todo o país a campanha Junho Vermelho, que reforça a relevância do tema e incentiva as pessoas a doarem. O Centro de Hematologia e Hemoterapia do Paraná (Hemepar) conta com 22 unidades espalhadas por todo o estado e é o responsável pela coleta.

Na região, a doação pode ser realizada na sede do Hemepar, em Curitiba. “Abastecemos 38 hospitais de Curitiba e Região Metropolitana, todos vinculados ao Sistema Único de Saúde (SUS). Temos uma demanda muito grande, principalmente de sangue tipos negativos, entre eles o O negativo, o qual é doador universal. Para não deixar ninguém desassistido, muitas vezes fazemos o remanejamento de estoques entre as unidades”, destaca a assistente social do Hemepar, Fabiane Natal Janata, detalhando sobre como funciona o procedimento. “Primeiramente é realizada a triagem e colhida uma amostra para análise. Em seguida, caso houver conformidade, a quantidade de sangue retirada varia de 300 a 470ml, conforme as características de cada doador”, conta Fabiane. Após a coleta, acontece o fracionamento do material, onde são separados os hemocomponentes. “Através desta separação, extraímos pontos que são destinados para tratamentos específicos de cada caso”, salienta Fabiane.

Para realizar a doação de sangue, são necessários alguns requisitos, entre eles o doador precisa apresentar um documento oficial com foto, deve pesar mais de 51 quilos e ter idade entre 16 e 69 anos, sendo que os menores de idade devem estar acompanhados dos pais. “Para os homens, o intervalo mínimo de cada doação deve ser de 60 dias, sendo permitidas até quatro vezes ao ano. Já para as mulheres, o tempo da cada procedimento deve ser de 90 dias, tendo a possibilidade de até três doações ao ano”, explica Fabiane, que recomenda que este procedimento seja feito ao menos duas vezes por ano. O Hemepar orienta ainda as pessoas a estarem descansadas e bem alimentadas. Em caso de dúvidas, o interessado pode contatar o Hemepar pelo telefone 0800 645 4555.

O Hemepar de Curitiba distribui diariamente 200 senhas, sendo que a coleta acontece de segunda-feira à sábado. “Quando as pessoas formam grupos de até 20 pessoas, é necessário que haja um agendamento antecipado. Em média, o procedimento dura cerca de 45 minutos, mas este tempo varia conforme a demanda do momento”, relata Fabiane, que incentiva a doação. “Este é um ato de amor e solidariedade. Cada doação pode ser utilizado em até três pacientes, que muitas vezes precisam de transfusões mensais, sejam crianças ou idosos. Além disso, o doador contínuo tem direito a carteirinha que lhe garante uma série de benefícios e descontos”, concluiu Fabiane.

Para o agendamento de grupos para doações o contato com o Hemepar de Curitiba deve acontecer pelo telefone 3281 4000.

Share on facebook
Facebook
Share on twitter
Twitter
Share on linkedin
LinkedIn
Share on telegram
Telegram
Share on whatsapp
WhatsApp
Share on email
Email