sexta-feira, 22
 de 
novembro
 de 
2024

Campanha Novembro Azul dedica atenção com a saúde do homem

Homens estão recebendo atendimento reforçado durante a campanha Novembro Azul. Foto: José Fernando Ogura/Arquivo/AEN
Homens estão recebendo atendimento reforçado durante a campanha Novembro Azul. Foto: José Fernando Ogura/Arquivo/AEN
Campanha busca conscientizar o público masculino para a prevenção ao câncer de próstata e outras doenças

A saúde do homem está em pauta ao longo do mês por meio da campanha Novembro Azul, iniciativa que busca conscientizar o público masculino sobre a prevenção ao câncer de próstata, uma das doenças mais incidentes e que mais matam no mundo.

Estimativa do Instituto Nacional do Câncer (Inca) aponta 11.180 novos casos a cada ano no triênio 2020 a 2022 .

Números do Ministério da Saúde sobre a mortalidade em decorrência do câncer de próstata apontam que no ano passado foram contabilizados 17 óbitos pela neoplasia nos dez municípios do suleste paranaense, uma queda de 37% em comparação a 2020, quando foram 27 mortes.

O médico Henrique Natan Costa Sousa, que atua na rede municipal de saúde de Quitandinha, explica que a doença é caracterizada como um tumor que afeta a próstata, uma glândula localizada abaixo da bexiga, e é um dos tipos de câncer mais frequentes em homens, logo após o câncer pele. “Os sintomas são dificuldade de micção, sangue na urina, demora para começar a urinar, vontade de ir várias vezes ao banheiro durante o dia ou noite”, explica.

O clínico geral aponta os fatores de risco para o desenvolvimento da doença. “Os principais fatores de risco são idade, principalmente acima dos 50-55 anos, histórico familiar de câncer de próstata e sobrepeso ou obesidade”, complementa.

Conforme o profissional, os métodos diagnósticos atualmente melhoraram com o avanço das tecnologias. “Um exemplo seria o PSA, o Antigeno Prostático Específico, porém, não há um valor definido para delimitar o prognóstico. O toque retal também é bem avaliado, pois o câncer de próstata tem início estrutural nas regiões laterais da próstata, sendo possível avaliar tocando a glândula por via retal e identificando os desníveis”, destalha.

Segundo o médico, algumas medidas são consideradas importantes na prevenção à doença, como evitar o consumo de bebidas alcoólicas e fumo, além de manter um peso adequado e, se houver histórico familiar, iniciar uma investigação precoce. “Oriento aos homens manter uma avaliação anual com médicos clínicos gerais ou especialistas, principalmente antes de produzir os sintomas iniciais, após os 50 anos de idade. Caso haja sintomas, procure o posto de saúde, não deixe evoluir, medo ou vergonha podem ser trocados por coragem e saúde”, finaliza.

Ações – Durante o mês de novembro, órgãos públicos e privados de saúde estão promovendo atividades junto aos homens.

Nas cidades locais, as secretariais municipais de Saúde organizaram atendimentos especializados, com horários diferenciados, para atender o público masculino.

Entre as atividades em andamento estão exames, consultas médicas e odontológicas, além de orientações sobre o câncer de próstata e demais doenças.

Óbitos por câncer de próstata. Arte: O Regional
Óbitos por câncer de próstata. Arte: O Regional
Facebook
Twitter
LinkedIn
Telegram
WhatsApp
Email