terça-feira, 16
 de 
julho
 de 
2024

Censo 2022 avança para fase final de coletas

Em algumas comunidades de Piên, a coleta de dados do Censo já foi concluída. Foto: Arquivo/O Regional
Em algumas comunidades de Piên, a coleta de dados do Censo já foi concluída. Foto: Arquivo/O Regional
Previsão é que pesquisas do Censo sejam feitas até o dia 4 de dezembro

O Censo Demográfico 2022 está se encaminhando para a fase de conclusão de coletas. A previsão do Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE) é que os trabalhos sejam finalizados até o dia 4 de dezembro.

Iniciada em agosto, a pesquisa já entrevistou mais de 150 milhões de pessoas em todo o Brasil, com tempo médio de preenchimento de 5 minutos para o questionário básico e de 15 minutos para o questionário ampliado.

Conforme cronograma, 28 de dezembro será a data para a entrega das informações preliminares referentes à população dos municípios para o Tribunal de Contas da União (TCU).

Na região, os trabalhos também estão avançando e, segundo a coordenadora de área Andressa Schafascheck, nos municípios de Agudos do Sul, Campo do Tenente, Lapa, Piên, Quitandinha e Rio Negro, dos quais é responsável, o levantamento tem apresentado números satisfatórios. “Temos localidades que já estão concluídas as coletas”, informou.

Em Piên, onde cerca de 85% da cidade já foi recenseada, o agente censitário supervisor Marcos Mielke e a agente censitária municipal Olinda de Oliveira reforçam que nas áreas onde já foi finalizada a coleta, moradores que não responderam à pesquisa podem entrar em contato com a equipe do IBGE no município. “Sete comunidades já foram entrevistadas, sendo o Campo Novo, Lageado dos Martins, Ponte Alta, Paranazinho, Mosquito, Campina dos Maia e Poço Frio dos Souza. Caso algum morador desses bairros não recebeu o pesquisador, deve procurar o posto dos supervisores ou entrar em contato nos números (41) 98746-3599 ou (41) 9990-58212”, contam.

O IBGE reforça que todos os recenseadores estão identificados com colete, boné e crachá que contém um QR code que o entrevistado pode conferir a identificação.

Acessando o site www.respondendo.ibge.gov.br com a matrícula do recenseador é possível verificar se a pessoa trabalha no órgão.



Share on facebook
Facebook
Share on twitter
Twitter
Share on linkedin
LinkedIn
Share on telegram
Telegram
Share on whatsapp
WhatsApp
Share on email
Email