sexta-feira, 22
 de 
novembro
 de 
2024

Caminhadas na natureza fortalecem o turismo rural

Caminhadas na natureza vêm atraindo cada vez maior público. Foto: SESCPRAs caminhadas na natureza têm se tornado um atrativo e se firmado como um tradicional evento esportivo e de lazer em todo o Paraná. Sendo assim, até o final deste ano, o Instituto Paranaense de Assistência Técnica e Extensão Rural (Emater) promove cerca de 100 Caminhadas Internacionais da Natureza em diversos municípios do estado.

As caminhadas integram o Projeto de Turismo Rural da Secretaria de Estado de Agricultura e Abastecimento e da Emater. Na região, de janeiro até a primeira quinzena de julho, já foram promovidas aproximadamente dez caminhadas, e até dezembro, outros eventos estão programados.

O coordenador regional de turismo rural, Hélio Skiba, ressalta que o objetivo é levar mais gente para o campo e gerar renda para os pequenos agricultores. “Ao longo do percurso, o caminhante, além de poder aproveitar as belezas do campo, pode tomar café em uma propriedade rural, almoçar em outro estabelecimento e, no final, ainda tem uma feirinha de produtos orgânicos. Há muita oportunidade de negócios”, afirma.

Na região, o próximo município a receber o evento é Quitandinha, com percurso de 12 quilômetros no Circuito do Matão no Rio do Poço, passando por diversas paisagens, grande área de vegetação, propriedades rurais de agricultores, bosques, rios e grutas. A concentração dos caminhantes será às 7 horas deste domingo, na Chácara Castelo do Matão e a largada da caminhada acontecerá às 8 horas

Promovidas no território paranaense desde 2006, as caminhadas na natureza atraem cerca de 40 mil turistas todos os anos, movimentando cerca de R$ 1 milhão. Os percursos têm, em média, 12 quilômetros. O calendário completo de caminhadas no estado podem sem conferido no site da Emater, acessando o endereço www.emater.pr.gov.br.

Facebook
Twitter
LinkedIn
Telegram
WhatsApp
Email