Cães da Polícia Civil do Paraná (PCPR) auxiliaram na apreensão de 2,577 toneladas de drogas nos primeiros cinco meses de 2020, volume superior à soma das apreensões com atuação dos animais em 2018 e 2019, quando foram interceptados apenas 2,3 quilos e 2,552 toneladas, respectivamente. O total nos últimos dois anos inteiros foi de 2,554 toneladas, ou seja, 22,9 quilos menos que de janeiro a maio deste ano.
De acordo com a Polícia Civil, os resultados mais expressivos das operações com cães foram impulsionados pelo planejamento estratégico implantado pela PCPR no início de 2019. Isso levou a uma maior integração entre todas as unidades da instituição, que passaram a solicitar e a contar com o apoio dos policiais civis especializados que atuam com os cães altamente treinados.
Esse salto de efetividade, ainda segundo a Polícia Civil, trouxe uma maior visibilidade às operações com cães da PCPR, que passaram a ser muito mais acionados para prestar apoio a outras forças de segurança, entre federais, estaduais e municipais.
Fonte: AEN/PR