sábado, 28
 de 
maio
 de 
2022

Boas práticas ajudam a evitar desperdício de água em piscinas

Merielen relata que tem adotado medidas para evitar que a conta de água tenha aumento. Foto: Arquivo/O RegionalAs altas temperaturas registradas nos últimos dias foram atrativas para muitas famílias buscarem alternativas para se refrescarem. Há quem prefira praia ou cachoeiras e aqueles que optam pelas piscinas.

Apesar de oferecerem comodidade, as piscinas necessitam de manutenções, garantindo segurança e melhores condições de uso. Além disso, é preciso estar atento quanto ao consumo de água, a fim de evitar desabastecimentos ou aumento na tarifa.

A pienense Merielen Bineck Mielke está utilizando o equipamento pela primeira vez e já vem seguindo algumas medidas para evitar uso excessivo de água. “Como é a primeira vez que utilizamos a piscina, evitamos o gasto exagerado de água para não acarretar na conta. Pretendemos tratar a água com algum produto que a mantenha em condição adequada por mais tempo”, afirmou Merielen, destacando ainda a importância de cobrir a piscina, para evitar também a proliferação do mosquito da dengue.

De acordo com Paulo de Andrade Lima, agente técnico de operações da Sanepar, o consumo de água pode aumentar conforme a utilização de cada cliente. “Por exemplo, se um cliente gasta cinco mil litros de água para seu consumo, e utilizar outros cinco mil litros com a piscina pagará apenas a taxa mínima, mas se o cliente já gasta toda a taxa com suas atividades, entrará para uma tabela progressiva. Lembrando que acima de 10m³ até 30m³, o custo de cada m³ é R$ 5,06, e acima de 30m³, o custo de cada m³ é de R$ 8,63”, explicou Paulo, indicando o que deve ser feito para evitar desperdícios. “Recomenda-se cobrir a piscina após o uso para evitar a evaporação. Quanto ao tempo de troca de água, vai depender da intensidade de uso, pois quanto mais usar, mais vai consumir, e pode-se fazer o tratamento para manter a qualidade, mas a cada semana é bom que se esvazie toda a piscina. Faça a higienização antes de repor a água”, concluiu.

Share on facebook
Facebook
Share on twitter
Twitter
Share on linkedin
LinkedIn
Share on telegram
Telegram
Share on whatsapp
WhatsApp
Share on email
Email