sábado, 25
 de 
setembro
 de 
2021

Avanço da pandemia reforça cuidados para as festividades de fim de ano

População deve estar atenta às medidas de prevenção ao coronavírus em meio às comemorações de fim de ano. Foto: Jose Fernando Ogura/AENCom a proximidade das festividades de fim de ano, as famílias começam a ficar apreensivas quanto às comemorações em um cenário de pandemia a nível mundial. Diante do momento delicado da Covid-19, uma série de cuidados e medidas sanitárias deverá ser seguida pela população para evitar que o contágio aumente ainda mais.

Profissionais da saúde já estão reforçando junto à população sobre as ações a serem seguidas nas tradicionais reuniões familiares e festas de encerramento do ano. No topo da lista, uso de máscara, higienização, distanciamento social e, principalmente, os cuidados com idosos e pessoas com comorbidades, mais sucessíveis ao vírus.

A coordenadora de Vigilância Epidemiológica da Secretaria de Estado da Saúde (Sesa), doutora Acácia Nasr, enaltece que a pandemia não está controlada e que é necessário manter a cautela neste contexto preocupante. “A principal orientação é não fazer aglomeração, que haja contato apenas entre pessoas do mesmo núcleo familiar, que convivem juntas. Além disso, reforçar o uso de máscara, manter os ambientes ventilados e a frequente higienização com álcool em gel”, recomenda.

Segundo a coordenadora, também é preciso estar atento com as saídas para as compras de Natal e de Ano Novo. “O ideal é que só vá às compras se realmente for necessário e que seja uma pessoa por família. Ao sair, os cuidados devem ser mantidos para evitar o contágio”, reforça Acácia, pontuando também a atenção com os trabalhadores. “Aqueles que apresentam sintomas não devem ir ao trabalho. Nas empresas, é fundamental que os colaboradores estejam de máscara, com ambiente ventilado e que seja mantido o distanciamento”, enaltece.

Por fim, Acácia destaca que a manutenção dos cuidados frequentemente apontados é essencial no combate e controle da doença. “Ainda não há um remédio ou vacina que possa controlar o avanço do vírus. Essas medidas são para que as pessoas possam se proteger e tão breve possam estar junto de suas famílias e amigos”, finaliza.

Share on facebook
Facebook
Share on twitter
Twitter
Share on linkedin
LinkedIn
Share on telegram
Telegram
Share on whatsapp
WhatsApp
Share on email
Email