sábado, 22
 de 
janeiro
 de 
2022

Avançam obras do novo sistema de água na localidade de Boa Vista, em Piên

Prefeito esteve visitando as obras acompanhado pelo secretário de Agricultura e Meio Ambiente. Foto / Assessoria
Novo poço terá capacidade de bombear cerca de 33 mil litros por hora e atenderá cerca de 250 famílias

 

Um dos compromissos assumidos pela administração municipal de Piên está relacionado ao abastecimento de água tratada. Desde o início do ano, foram realizadas diversas reuniões com representantes da Sanepar, com o intuito de garantir o acesso à água de qualidade para todas as comunidades pienenses.

Além disso, a prefeitura vem investindo na melhoria de todo o sistema, seja na criação de novos pontos como também na manutenção dos já existentes. Um dos pontos que está em conclusão é na localidade de Boa Vista, onde o município em parceria com a Sanepar e a comunidade está realizando a instalação do segundo poço na rede.

O secretário de Agricultura e Meio Ambiente, Carlos Magon, explica que o novo poço terá capacidade de bombear cerca de 33 mil litros por hora, enquanto o antigo, fornecia 6 mil litros. “A prefeitura está construindo a casa de tratamento, enquanto que a associação da comunidade doará os tubos e conexões de aço para ligação até o reservatório e a Sanepar fará empréstimo de painel e bomba elétrica do sistema”, detalha.

Ainda segundo Magon, o sistema atual, além de capacidade reduzida, ainda opera de forma antiga na qual a água é bombeada primeiro para as residências, e em caso de sobra, esta sobra vai para o armazenamento em um tanque com capacidade para 15 mil litros. “Vamos mudar, construir um reservatório novo feito em fibra e que terá capacidade para armazenamento de cerca de 20 mil litros”, conta o secretário, explicando que a água primeiramente será bombeada para este reservatório, e a partir dali será distribuída para a população. “Com isso teremos sempre um reservatório cheio, além de retirar a pressão que possui na rede, evitando desgastes e reduzindo a manutenção, solucionando também os constantes problemas de falta de água”, enfatiza.

Em visita às obras, na última quarta-feira, o prefeito Maicon Grosskopf destacou a importância dos trabalhos realizados, que garantirão água para as mais de 250 famílias que dependem desta rede. “Nosso compromisso vem sendo cumprido, já fizemos a manutenção de diversos sistemas de água e estamos implantando e modernizando outros. Paralelo a isso ainda estamos trabalhando na liberação de três novos sistemas de água, do Quicé, Pscheidt e Campo Novo, estes estão travados na Sanepar”, ressalta.

Boa Vista será a primeira comunidade do município que terá um sistema de ligamento das bombas automático, ou seja, haverá um sistema na caixa de água que irá medir, assim que baixar o nível aciona automaticamente a bomba. As bombas são programadas por tempo para ligar e desligar em determinado momento, o que acaba ocasionando um desperdício de água e energia, pois no caso da caixa estar cheia essa água é jogada fora.

 



Share on facebook
Facebook
Share on twitter
Twitter
Share on linkedin
LinkedIn
Share on telegram
Telegram
Share on whatsapp
WhatsApp
Share on email
Email