quinta-feira, 16
 de 
setembro
 de 
2021

Aumento na taxa de ocupação de leitos causa preocupação no Paraná

Instalação de equipamentos é uma das etapas para liberação de novos leitos. Foto: Américo Antonio/SESAO avanço de casos confirmados do novo coronavírus fez com que a taxa de ocupação dos leitos hospitalares também registrasse um aumento considerável. Diante deste cenário, o governo do Estado vem gradativamente liberando novas alas exclusivas para o tratamento da Covid.

De acordo com números apresentados pela Secretaria de Estado da Saúde, no início da pandemia, em março, o Paraná contava com 52 leitos de UTI adulto e 212 de enfermaria. Passados mais de 90 dias, o Estado contabiliza 749 UTIs e 1.171 leitos clínicos, um aumento de 1.340% e 452%, respetivamente. Estes números são exclusivos da rede do Sistema Único de Saúde (SUS).

Este aumento dos leitos vem acontecendo conforme a demanda que todo sistema vem apresentando. Nesta semana, a taxa de ocupação dos leitos SUS de UTI apresentou 61% e de enfermaria 42%. “Estes são números gerais do Paraná, no entanto, em determinadas regiões este percentual pode oscilar. Se contabilizadas apenas as vagas de UTI, o índice por área varia de 38% na parte noroeste à 82% no setor oeste”, detalha o secretário estadual de Saúde, Beto Preto, pontuando sobre o momento atual. “Estamos atuando para ofertar o maior número de leitos possíveis, mas isso é finito e, se não houver conscientização da população, não haverá como suprir toda demanda”, alerta

Em virtude desta crescente no número de casos e com a chegada do inverno, o que pode agravar ainda mais a situação, o governo vem adotando medidas restritivas de circulação de pessoas. Todo este cuidado tem sido adotado para evitar um colapso no sistema de saúde, que já vem sendo registrado em outros estados.

SUS e rede privada – Em um boletim divulgado ontem, que leva em conta também os pacientes atendidos na rede privada, o Paraná contabiliza 1.389 leitos ocupados por pacientes de Covid-19, sendo 854 suspeitos e confirmados 535. No cenário atual, o Paraná tem, ao todo, 1.089 leitos livres.

Ocupação região macro leste – Na área que engloba os municípios da região, a taxa de ocupação dos leitos de UTI adultos é de 69%, estando disponível 118 dos 385 destinados para o atendimento da Covid. Na ala clínica, foram disponibilizados 546 leitos, estando ocupados 259, totalizando 47%.

Share on facebook
Facebook
Share on twitter
Twitter
Share on linkedin
LinkedIn
Share on telegram
Telegram
Share on whatsapp
WhatsApp
Share on email
Email