sexta-feira, 23
 de 
fevereiro
 de 
2024

Assembleia Entrevista aborda sobre câncer bucal, prevenção e tratamentos

Dentista Ana Paula Prestes Virmond Traiano falou sobre o Novembro Vermelho durante a entrevista. Foto: Reprodução/Zoom
Dentista Ana Paula Prestes Virmond Traiano falou sobre o Novembro Vermelho durante a entrevista. Foto: Reprodução/Zoom
Dentista Ana Paula Prestes Virmond Traiano, especialista estomatologia e mestre em radiologia odontológica foi a entrevistada do programa e detalhou sobre a campanha Novembro Vermelho

Uma lei, em vigor desde 2019 no Paraná, instituiu o ‘Novembro Vermelho’ como mês dedicado à prevenção e ao combate ao câncer de boca. A Lei 19.868/2019, de autoria do deputado Ademar Traiano (PSD), visa fazer um alerta para o tema com campanhas de prevenção e tratamentos para este tipo de câncer.

Para tratar do assunto, o programa Assembleia Entrevista, nesta quinta-feira, conversou com a dentista Ana Paula Prestes Virmond Traiano, especialista em Estomatologia e mestre em Radiologia Odontológica, Ana Paula foi a idealizadora do projeto que instituiu o ‘Novembro Vermelho’ no Paraná.

De acordo com a profissional, a campanha tem sido uma importante ferramenta de conscientização. “É sempre uma honra poder falar sobre o Novembro Vermelho, pois ele foi muito importante em um momento de dificuldade da minha vida e que consegui continuar. A bandeira que levantamos lá em 2019 só vem se fortalecendo”, afirmou Ana Paula, que em 2017 teve câncer de útero e, como já era professora da área bucal, acabou se envolvendo pessoalmente no tema. “Quando estava em tratamento comecei a pesquisar sobre o câncer bucal e descobri que ele é o quinto tipo que mais acomete os homens. Isso me assustou muito, principalmente por hábitos que a população tem e que são fatores de predisposição da doença, que é o consumo de bebida alcoólica e o cigarro” complementou.

Durante a entrevista, a dentista reforçou que as pessoas podem fazer um autoexame na frente do espelho, o que ajuda na prevenção e na busca rápida por um profissional especializado para tratar do caso. “As manchas de colorações arroxeadas, vermelhas ou brancas; feridas na boca que não se curam; e a rouquidão persistente são alguns dos principais sinais de que algo não vai bem. É preciso lembrar que o câncer na maioria das vezes ele é silencioso, por isso precisamos ficar atentos diariamente”, detalhou.

Em alusão ao ‘Novembro Vermelho’, a Secretaria de Saúde do Paraná (SESA) preparou uma série de eventos, com palestras e ações durante todo o mês.

No dia 14 de novembro, será o dia ‘D’ voltado exclusivamente para conscientização dos paranaenses.

Entrevista – A entrevista com a dentista Ana Paula pode ser conferida na TV Assembleia, com reprise ao longo na semana.

O Assembleia Entrevista ouve pessoas da comunidade que se destacam por trabalhos e serviços que prestam à população e tem como cenário o Plenário da Assembleia Legislativa do Paraná.

Share on facebook
Facebook
Share on twitter
Twitter
Share on linkedin
LinkedIn
Share on telegram
Telegram
Share on whatsapp
WhatsApp
Share on email
Email