domingo, 26
 de 
maio
 de 
2024

Após obras de saneamento, prefeitura quer dar novo visual para Contenda

Obras em Contenda/Foto:O Regional Com os trabalhos de implantação da rede de esgoto, a cidade de Contenda virou um verdadeiro canteiro de obras. Junto disso, é inevitável também os transtornos e a sujeira, resultado das constantes chuvas, da falta de maquinário e de pessoal para a realização dos serviços de forma eficiente, da ausência de calçadas em alguns pontos e o grande número de lotes baldios sem limpeza, bem como o hábito praticado por alguns de jogar lixo nas vias públicas.
Na tentativa de fazer com que o transtorno seja menor, o prefeito Carlão Stabach tem realizado diversas cobranças junto à Sanepar quanto à empreiteira Nato, a qual é a responsável pela execução dos trabalhos, com foco na compactação do solo e na finalização das calçadas após a execução das obras.
Também foi anunciado pelo prefeito, um programa de limpeza da cidade ao final dos trabalhos. “Estamos realizando um estudo para solucionar os problemas. Entre as ações imediatas está a notificação dos proprietários dos terrenos baldios para que os mesmos realizem limpezas nos lotes e também para a construção de calçadas, já que a legislação vigente diz que esta edificação é por conta do dono do imóvel”, conta Carlão Stabach. Também está sendo verificada a possibilidade de instalação de lixeiras comunitárias nos bairros e de unidades no centro, em uma parceria com o comércio local.
Trabalhando em outras frentes, a prefeitura está realizando cotação de preços para verificar a possibilidade de terceirização dos serviços de limpeza pública, como já acontecem em outros municípios, resultando em maior agilidade e eficiência. No entanto, vale destacar que nenhuma ação do poder público será eficaz se não houver a colaboração da população, razão pela qual também está previsto um programa de conscientização geral.
Com um grande número de ruas com saibro no centro da cidade, o setor de Viação e Serviços Urbanos da prefeitura pede paciência aos moradores, já que os trabalhos estão concentrados nas estradas onde passa o transporte escolar, as quais sofrem com o grande número de chuvas nesta época.

Share on facebook
Facebook
Share on twitter
Twitter
Share on linkedin
LinkedIn
Share on telegram
Telegram
Share on whatsapp
WhatsApp
Share on email
Email