sábado, 25
 de 
setembro
 de 
2021

Aplicativo mostra horários com menor movimento em pontos comerciais

Aplicativo está disponível e visa auxiliar a população para evitar aglomerações. Foto: Arquivo/O RegionalEvitar locais com aglomeração de pessoas, principalmente em estabelecimentos comerciais, é uma das principais recomendações para evitar o contágio do coronavírus. Diante disso, uma nova funcionalidade foi desenvolvida pela Receita Estadual do Paraná, com base na emissão de notas fiscais eletrônicas em farmácias e supermercados, e permite que os consumidores paranaenses possam analisar os horários com menor fluxo de pessoas e fazer suas compras.

Criado em conjunto pelas secretarias da Fazenda e da Comunicação Social e da Cultura, e pela Celepar, o aplicativo Melhor Hora Paraná mostra a intensidade de movimentação com base no momento em que cada Nota Fiscal Eletrônica ao Consumidor (NFC-e) é gerada no sistema. Ou seja, quanto mais documentos emitidos, mais vendas foram efetuadas e, consequentemente, há mais pessoas nesses locais. Desta forma, o cidadão poderá evitar os horários com maior movimentação de clientes.

O secretário da Fazenda, Renê Garcia Junior, explica que o usuário pode utilizar o filtro para escolher qualquer um dos 399 municípios paranaenses, e nas dez cidades que mais emitem NFC também é possível selecionar por bairro. “Assim, o cidadão pode optar por ir ao supermercado ou à farmácia da sua região em horários com menor fluxo de pessoas”, detalha.

Considerando o suleste paranaense, com base em dados apurados junto ao Melhor Hora no período de 13 a 17 de julho (segunda a sexta-feira), o horário de maior fluxo em supermercados foi observado em maioria das cidades às 17 e às 18 horas, enquanto as farmácias registram o maior movimento de clientes às 14 e às 17 horas. Na tabela ao lado, confira como foi o fluxo na semana analisada. Em relação ao domingo, dia 12 de julho, os estabelecimentos que estiveram abertos registraram o fluxo maior de pessoas às 11 horas, e no sábado, dia 18 de julho, as farmácias tiveram grande movimentação às 11 horas e mercados às 18 horas.

Serviço – O Melhor Hora Paraná está disponível para computadores e celulares dos sistemas Android e iOS no endereço http://www.melhorhora.pr.gov.br.

Tabela Melhor Hora. Arte: O Regional

Share on facebook
Facebook
Share on twitter
Twitter
Share on linkedin
LinkedIn
Share on telegram
Telegram
Share on whatsapp
WhatsApp
Share on email
Email