sábado, 25
 de 
maio
 de 
2024

Alep aprova pacote de projetos de incentivo ao turismo no Estado

Projetos foram aprovados pelos deputados em sessão plenária. Foto: Valdir Amaral/Alep
Projetos foram aprovados pelos deputados em sessão plenária. Foto: Valdir Amaral/Alep
Projetos que criam os programas Paraná+Viagem, Paraná+Eventos e Paraná Turismo+Infra foram aprovados pelos deputados estaduais

A Assembleia Legislativa do Paraná (Alep) aprovou um pacote de ações com que pretende incentivar o turismo e melhorar a infraestrutura turística no Paraná. Os três projetos de lei do Governo criam os programas Paraná+Viagem, Paraná+Eventos e Paraná Turismo+Infra.

Os projetos buscam, segundo o executivo estadual, ampliar a participação dos 399 municípios no turismo, modernizar a infraestrutura e viabilizar o acesso da população vulnerável a espaços turísticos. As propostas tramitaram em regime de urgência e integraram a pauta das duas sessões plenárias ordinárias realizadas na terça-feira.

O presidente da casa, Ademar Traiano (PSD), falou sobre os benefícios das medidas. “O governo está instituindo esse programa amplo com o objetivo de proporcionar, principalmente para as pessoas da melhor idade, a possibilidade de poderem viajar pelo interior do Paraná, conhecendo os pontos turísticos do Estado a custo zero. É uma parceria que o governo fez com as empresas de transporte e, portanto, a Assembleia aprova como forma de promover o turismo e beneficiar a população”, disse,

Previsto no projeto de lei 437/2023, o Paraná+Viagem visa o incentivo ao turismo regional e a inclusão social, ampliando o consumo interno e fomentando a qualificação dos produtos paranaenses, impulsionando a economia de forma integrada, sustentável e responsável. Para isso, prevê o repasse de recursos para os municípios para promover viagens rodoviárias para parcelas da população paranaense que têm menos oportunidade de viajar. Aprovada em primeira discussão, a iniciativa recebeu emenda e retorna à apreciação da Comissão de Constituição e Justiça (CCJ).

As outras duas propostas avançaram em dois turnos. O projeto 436/2023 trata do Paraná+Eventos, que tem a finalidade de auxiliar os municípios na atração e execução de eventos regionais, viabilizando recursos para aquisição de estrutura, equipamentos ou contratação de pessoal, propiciando o desenvolvimento local nos diversos setores da economia.

E definido no projeto de lei 438/2023, o Paraná Turismo+Infra pretender qualificar o ambiente turístico dos municípios por meio da implementação de infraestrutura, consolidação de rotas e revitalização de espaços, além de aumentar a capacidade instalada para atendimento do fluxo turístico, interconectando ainda produtos turísticos.



Share on facebook
Facebook
Share on twitter
Twitter
Share on linkedin
LinkedIn
Share on telegram
Telegram
Share on whatsapp
WhatsApp
Share on email
Email