segunda-feira, 14
 de 
junho
 de 
2021

Agricultores recebem calcário em Quitandinha

Prefeita e secretário têm acompanhado a retirada do calcário por parte dos produtores contemplados. Foto: Assessoria de Imprensa/Prefeitura de QuitandinhaA agricultura é um dos principais carros-chefes da economia em toda a região. Em Quitandinha, a prefeitura vem buscando implantar mecanismos para fomentar esta atividade e ampliar a renda dos agricultores. Neste sentido, está tendo continuidade o programa de entrega gratuita de calcário.

Por meio de uma parceria com o governo do Estado, o município foi contemplado com 1.000 toneladas de calcário dolomítico, conhecido com calcário preto, o qual está sendo distribuído para cerca de 100 produtores. “Este produto tem uma formulação diferente e é mais caro que o calcítico, este já entregue em anos anteriores e mais conhecido pelos produtores”, detalha o secretário municipal de Agricultura e Meio Ambiente Matheus Gavlak.

Para ser contemplado, cada produtor se cadastrou na Secretaria de Agricultura e apresentou a análise de solo para comprovar a necessidade de aplicação. “Prioritariamente, foram atendidos os pequenos produtores da agricultura familiar. Para cada um, foi destinado a quantia de até dez toneladas”, conta Gavlak, citando a importância deste produto. “O calcário é utilizado para corrigir a acidez do solo, fator fundamental para que seja extraída da terra uma melhor produtividade”, salienta. A entrega do calcário deverá ser finalizada até a próxima semana, sendo o produtor responsável por fazer o transporte do barracão da prefeitura até a propriedade.

Para a prefeita Maria Julia Wojcik, o fortalecimento da agricultura é fundamental para o desenvolvimento do município. “A grande maioria das famílias de Quitandinha tira o seu sustento da agricultura e nós, como poder público, precisamos buscar meios para qualificar este segmento, incentivando o agricultor a continuar na atividade. Assim, estamos dando continuidade ao fornecimento gratuito de calcário”, concluiu.

Share on facebook
Facebook
Share on twitter
Twitter
Share on linkedin
LinkedIn
Share on telegram
Telegram
Share on whatsapp
WhatsApp
Share on email
Email