domingo, 21
 de 
julho
 de 
2024

Agricultores recebem calcário em Quitandinha

Prefeita e secretário têm acompanhado a retirada do calcário por parte dos produtores contemplados. Foto: Assessoria de Imprensa/Prefeitura de QuitandinhaA agricultura é um dos principais carros-chefes da economia em toda a região. Em Quitandinha, a prefeitura vem buscando implantar mecanismos para fomentar esta atividade e ampliar a renda dos agricultores. Neste sentido, está tendo continuidade o programa de entrega gratuita de calcário.

Por meio de uma parceria com o governo do Estado, o município foi contemplado com 1.000 toneladas de calcário dolomítico, conhecido com calcário preto, o qual está sendo distribuído para cerca de 100 produtores. “Este produto tem uma formulação diferente e é mais caro que o calcítico, este já entregue em anos anteriores e mais conhecido pelos produtores”, detalha o secretário municipal de Agricultura e Meio Ambiente Matheus Gavlak.

Para ser contemplado, cada produtor se cadastrou na Secretaria de Agricultura e apresentou a análise de solo para comprovar a necessidade de aplicação. “Prioritariamente, foram atendidos os pequenos produtores da agricultura familiar. Para cada um, foi destinado a quantia de até dez toneladas”, conta Gavlak, citando a importância deste produto. “O calcário é utilizado para corrigir a acidez do solo, fator fundamental para que seja extraída da terra uma melhor produtividade”, salienta. A entrega do calcário deverá ser finalizada até a próxima semana, sendo o produtor responsável por fazer o transporte do barracão da prefeitura até a propriedade.

Para a prefeita Maria Julia Wojcik, o fortalecimento da agricultura é fundamental para o desenvolvimento do município. “A grande maioria das famílias de Quitandinha tira o seu sustento da agricultura e nós, como poder público, precisamos buscar meios para qualificar este segmento, incentivando o agricultor a continuar na atividade. Assim, estamos dando continuidade ao fornecimento gratuito de calcário”, concluiu.

Facebook
Twitter
LinkedIn
Telegram
WhatsApp
Email