segunda-feira, 8
 de 
agosto
 de 
2022

A diversificação na agricultura familiar

Pimentão é uma das alternativas de produção em Tijucas do Sul/Foto: Assessoria de Imprensa / Prefeitura de Tijucas do SulDe forma recorrente, este semanário noticia desafios e novidades do setor agrícola no município de Tijucas do Sul. Depois de sofrer com a crise da avicultura, resultado da falência de empresas do setor e posterior calote aos produtores de frango, as famílias rurais vêm se reinventando e aderindo a novas culturas. O apoio da prefeitura e a parceria com a Emater estão sendo decisivos para que se abram novas perspectivas e trabalho e renda na agricultura familiar.
Aderir à produção de cogumelo, morango, pimentão e até de codornas requer coragem e muita disposição da classe. Mas são essas iniciativas que garantem uma nova perspectiva para esse grupo de trabalhadores que tanto necessita do apoio do poder público e do incentivo da sociedade.
É fundamental neste momento de crise e incertezas garantir o máximo de segurança possível àqueles que compõem a agricultura familiar. A diversidade na produção rural não proporciona resultados em grandes escalas, mas pode ser uma alternativa de segurança na garantia de renda permanente e até mesmo na elevação de autoestima do agricultor com novos desafios.
Não é fácil avançar e ter conquistas no meio rural. Também é difícil o trabalho em conjunto. Alguns exemplos recentes mostram que embora sejam boas as ideias e sugestões, nem sempre elas prosperam. A usina regional de leite é uma de tantas outras propostas que ficaram pelo caminho.
No caso dos agricultores de Tijucas do Sul, toda torcida para que os resultados sejam os melhores possíveis. E, quem sabe, outros municípios se encorajem.

Share on facebook
Facebook
Share on twitter
Twitter
Share on linkedin
LinkedIn
Share on telegram
Telegram
Share on whatsapp
WhatsApp
Share on email
Email