segunda-feira, 27
 de 
setembro
 de 
2021

A Agenda 2030 – Objetivo 8 – Trabalho decente e crescimento econômico

Em tempos de pandemia tivemos um tema várias vezes abordado pela sociedade que foi a questão da geração de emprego e renda. A instabilidade econômica vivida por todos desde o início do ano de 2020 fez muitas pessoas perderem o seu emprego e com isso entrarem para as estatísticas que apontam uma diminuição nos índices que indicam qualidade de vida. Além disso a estagnação econômica fez-se presente aumentando o clima de instabilidade no campo econômico além da saúde.

As diversas maneiras na qual as pessoas passaram a trabalhar durante a pandemia trouxeram novamente a reflexão sobre o trabalho decente. Segundo a Organização Internacional do Trabalho (OIT), temos quatro dimensões do trabalho decente: garantia dos direitos do trabalho, promoção de emprego produtivo e de qualidade, ampliação da proteção social e fortalecimento do diálogo social. Elas o posicionam na atualidade das discussões sobre a constituição de um mundo mais sustentável.

Quando falamos em sustentabilidade estamos ao mesmo tempo tratando de questões ambientalmente corretas, socialmente aceitas e economicamente viáveis. Este mundo mais sustentável passa necessariamente pela discussão do setor de turismo que faz parte de uma atividade que gera muito emprego, renda e contribui imensamente para o nosso crescimento econômico. O índice de atividades turísticas caiu 36,7% em 2020 comparado ao ano de 2019, segundo o Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE). Este setor altamente sustentável tem tudo para recuperar seu fôlego tornar-se novamente promissor haja vista o registro da Associação Brasileira de Operadoras de Turismo (Braztoa) sobre o aumento da comercialização de pacotes de viagem. Nunca devemos esquecer sobre o potencial turístico brasileiro.

Um dos objetivos da ONU no ODS 8 é melhorar progressivamente, até 2030, a eficiência dos recursos globais no consumo e na produção, e empenhar-se para dissociar o crescimento econômico da degradação ambiental, de acordo com o Plano Decenal de Programas sobre Produção e Consumo Sustentáveis, com os países desenvolvidos assumindo a liderança. Crescimento econômico com trabalho decente e sustentabilidade é possível. Mãos à obra!

Share on facebook
Facebook
Share on twitter
Twitter
Share on linkedin
LinkedIn
Share on telegram
Telegram
Share on whatsapp
WhatsApp
Share on email
Email