sábado, 29
 de 
janeiro
 de 
2022

A Agenda 2030 – Objetivo 12 – Consumo e Produção Responsáveis

Assegurar padrões de produção e de consumo sustentáveis é o que o ODS 12 da Organização das Nações Unidas (ONU) propõem. Nunca é demais lembrar que o planeta sem nós segue a sua história, mas nós sem um planeta em condições habitáveis teremos um ponto final na nossa. Para isso precisamos tomar atitudes que garantam o mínimo de qualidade de vida para a nossa espécie. Uma destas atitudes tem ligação direta com esta ODS.

A implementação do Plano Decenal de Programas sobre Produção e Consumo Sustentáveis, com todos os países tomando medidas, e os países desenvolvidos assumindo a liderança, tendo em conta o desenvolvimento e as capacidades dos países em desenvolvimento; até 2030, o alcance de uma gestão sustentável e do uso eficiente dos recursos naturais; até 2030, a redução pela metade do desperdício de alimentos per capita mundial, nos níveis de varejo e do consumidor, e a redução das perdas de alimentos ao longo das cadeias de produção e abastecimento, incluindo as perdas pós-colheita; até 2020, o alcance do manejo ambientalmente saudável dos produtos químicos e todos os resíduos, ao longo de todo o ciclo de vida destes, de acordo com os marcos internacionais acordados, e a redução significativamente a liberação destes para o ar, água e solo, para minimizar seus impactos negativos sobre a saúde humana e o meio ambiente; até 2030, a redução substancial da geração de resíduos por meio da prevenção, redução, reciclagem e reuso; o incentivo para as empresas, especialmente as empresas grandes e transnacionais, adotarem práticas sustentáveis e integrarem informações de sustentabilidade em seu ciclo de relatórios; a promoção das práticas de compras públicas sustentáveis, de acordo com as políticas e prioridades nacionais; até 2030, garantir que as pessoas, em todos os lugares, tenham informação relevante e conscientização para o desenvolvimento sustentável e estilos de vida em harmonia com a natureza.

Estas metas vão ao encontro de um melhor relacionamento entre nós e o meio ambiente visando um futuro mais sustentável dos pontos de vista ambiental, social e econômico. Este é o caminho no qual devemos percorrer.

Share on facebook
Facebook
Share on twitter
Twitter
Share on linkedin
LinkedIn
Share on telegram
Telegram
Share on whatsapp
WhatsApp
Share on email
Email