Com diversos pontos de arrecadação, municípios do suleste paranaense têm arrecadado alimentos, itens de higiene e água potável para destinar aos afetados pelo tornado que devastou a cidade de Rio Bonito do Iguaçu
Uma corrente de solidariedade tomou conta de todo o Paraná após a cidade de Rio Bonito do Iguaçu, no oeste do Estado, ser atingida por um tornado, na última sexta-feira, que deixou um rastro de destruição e causou sete mortes. Com cerca de 90% do território do município devastado pelo fenômeno, classificado pelo Simepar F3 na escala Fujita, com ventos que ultrapassaram os 250 quilômetros por hora, prontamente organizações públicas e privados, juntos à ação solidária da população, buscaram unir forças para a reconstrução da cidade.
Na região, órgãos municipais também estão engajados em campanhas, mobilizando a população na arrecadação de itens como alimentos não perecíveis, produtos de higiene e água potável, além de roupas íntimas novas e calçados. Diversos pontos estão espalhados pelos municípios locais para que as pessoas possam levar suas doações.
Em vídeo publicado na página oficial da prefeitura de Agudos do Sul, o prefeito Genezio Ferreira convidou a população a abraçar a causa. “Estamos com pontos de coleta na Secretaria de Assistência Social, Defesa Civil e na prefeitura. Vamos juntos na corrente do bem para ajudar, nesse momento difícil, a cidade que foi atingida por essa fatalidade da natureza”, disse.
Em Campo do Tenente, o ponto de arrecadação é na sede da prefeitura, enquanto em Contenda os itens podem ser entregues na prefeitura, no Centro de Convivência do Idoso, na Defesa Civil e nas escolas. Fazenda Rio Grande está com pontos de arrecadação na Assistência Social e a cidade da Lapa mobiliza a ação no Corpo de Bombeiros e no Cras Fernanda Meira. Há também pontos de arrecadação na cidade de Mandirituba, localizados na Praça Central de Mandirituba e no Parque Municipal Ângelo Zeglin Palú, enquanto em Piên a população pode deixar as doações na Secretaria de Desenvolvimento Econômico (anexo à Agência do Trabalhador. Ainda em Piên, a campanha está arrecadando fraldas infantis e adultas, que podem ser deixadas na sede do Jornal O Regional e Piên FM ou na sede do Corpo de Bombeiros/Defesa Civil.
Também é possível doar qualquer valor pelo Pix (CNPJ) 95.587.770/0001-99 ou depósito bancário – Banco do Brasil Agência 4133-5 Conta Corrente 111000-4, dados pertencentes ao Município de Rio Bonito do Iguaçu.
Reconstrução – Em relação à constrição de casas, o governador Ratinho Junior anunciou a construção emergencial de 320 unidadades, com obras que começam assim que as equipes de engenharia concluírem os diagnósticos técnicos e estruturais dos terrenos. As empresas de construção civil que trabalham com o modelo off-site serão priorizadas, com os trabalhos substituindo o ‘tijolo por tijolo’ pela instalação de paredes pré-produzidas. O investimento deve ser de cerca de R$ 60 milhões, com padrão de custo por metro quadrado. Em paralelo, acontecerá o repasse de até R$ 50 mil por família para reformas, cuja lei foi sancionada no último domingo.
Desde o ocorrido, houve grande mobilização para a retomada da energia elétrica e restabelecimento do fornecimento de água tradas, além de vistorias em residências, prédios públicos e demais estruturas afetadas pelo tornado.
📲 O grupo de notícias de O Regional te deixa por dentro do que acontece em toda a região. Conecte-se com a gente no link.
👉🏻 Receba O Regional em sua casa. Faça sua assinatura pelo WhatsApp.
▶️ Inscreva-se em nosso canal no Youtube e confira nosso vídeos.
📷 Acompanhe nossos conteúdos no Instagram.

